Desde que foi lançado no Brasil, nos anos 90, o Kia Sportage ganhou boa visibilidade no segmento dos utilitários esportivos. Especialmente na última e atual geração, o SUV ganhou sofisticação e um design bastante arrojado e original. O plano da Kia é elevar a imagem do modelo a um patamar mais alto, diferentemente das primeiras versões, voltadas para um uso mais “off road” e com linhas um tanto rústicas. Agora, após cinco anos da chegada da versão mais “badalada” do Sportage, a Kia renova o SUV médio, que promete um aspecto ainda mais robusto e atraente. O utilitário esportivo chega a sua quarta geração e já foi confirmado pela marca sul-coreana para desembarcar no Brasil em junho desse ano.
Para seguir a sua estratégia de ganhar o público através do design, a Kia manteve a aparência ousada e ao mesmo tempo elegante do carro. A linha de cintura permanece alta, com curvas suaves e arredondadas. Na frente, a grade de ar em formato de “boca” e os faróis alongados para cima lembram outros carros da marca, como o Cerato, por exemplo. Uma novidade é a adoção de luzes em leds nos canhões óticos dos faróis, e que também estão presentes nos projetores de neblina. A lateral mantém o desenho da última geração, completada pelas reluzentes rodas diamantadas de aro de 18 polegadas, enquanto a traseira recebeu toques de esportividade, como spoiler e duplo escapamento. As lanternas também contam com iluminação em leds.
Para dar mais espaço interno e melhorar o comportamento do Kia Sportage na estrada, a marca sul-coreana aumentou o entre eixos do utilitário esportivo em 3cm, o que deixou o carro com 4cm a mais de comprimento. Em números, isso significa que o entre-eixos agora tem 2,67m e o comprimento, 4,48m. Além disso, o porta-malas agora conta com capacidade de 503 litros, contra 465 da geração anterior.
Nesta nova geração, o Kia Sportage terá ainda uma versão mais esportiva, chamada “GT Line”. Nela, o carro será equipado com pedais em alumínio, interior de cor mais escura e motor 1.6 turbo de quatro cilindros que rende 177cv de potência e 27kgfm de torque. As outras versões podem ser equipadas com quatro opções de motor: um 1.6 litro turbo, de 132cv e 40,7kgfm de torque, um 1.7 litro turbodiesel de 115cv, e dois outros 2.0 litros a diesel, de 136 e 184cv.
Como itens de conforto e segurança, a Kia equipou o novo Sportage com direção elétrica assistida, sistema Assist Lane com correção e frenagem automática de emergência, além de sistema detecção de pedestres. A central de entretenimento pode ter tela de sete ou oito polegadas, sempre sensível ao toque e com câmera de ré. O sistema de som conta com um conjunto de oito alto falantes. Ainda não há informações sobre preços e possíveis versões que a Kia irá comercializar no Brasil.