Diferentemente do BYD King, que chegou desafiando o Toyota Corolla pela liderança de vendas de sedãs médios no Brasil, o Sentra 2025 parece se contentar com o segundo lugar. Para manter a posição, o novo modelo da Nissan traz novos visual e equipamentos. A tabela da versão Advance parte de R$ 156.390 e a da Exclusive, de R$ 176.690.
A de entrada ganhou alertas de ponto cego, tráfego cruzado atrás e saída involuntária de faixa, além de faróis com acionamento automático. Porém, ficou R$ 3.400 mais cara.
A frente traz novos para-choque e grade. Conforme a marca, com a melhor aerodinâmica o consumo baixou 10%, mas durante a avaliação o carro não roda mais do que 10 km/l. Os novos faróis são de LEDs.
Agora, as rodas da Advance têm 17 polegadas. O desenho é igual em ambas, mas na Exclusive há acabamento diamantado e em preto brilhante. Na traseira, o sedã não mudou.
Outras novidades são o travamento automático das portas e o desbloqueio em caso de acidente e a chave inteligente. De série, há teto solar, direção elétrica e volante multifuncional com alertas para trocas de marcha e regulagem de altura e profundidade. O controle automático de velocidade está apenas na versão Exclusive.
A central multimídia é sempre com tela de 8 polegadas, com conexão (com cabo) de Apple Carplay e Android Auto. O quadro de instrumentos é analógico – há uma pequena tela de 7″ e o arcaico freio de estacionamento é por pedal.
O motor 2.0 de 151 cv de potência e 20 mkgf de torque é apenas a gasolina. Já o câmbio automático do tipo CVT simula oito velocidades.
Na prática, o sedã tem rodar suave e força adequada tanto na cidade quanto na estrada. A suspensão e o isolamento acústico merecem elogios.
Ficha técnica – Nissan Sentra Advance
Preço sugerido: R$ 156.390
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, gas.
Potência: 151 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 8 m (virtuais)
Comprimento: 4,65 metros
Largura: 1,82 metro
Entre-eixos: 2,71 metros
Porta-malas: 466 litros
Fonte: Nissan
Prós e contras
Prós – Conjunto: Embora mudança não seja grande, sedã tem bom espaço e trem de força que garante desempenho adequado.
Contras – Equipamentos: Multimídia com conexão por cabo e freio de estacionamento a pedal estão ultrapassados.