A Kia fez um bom trabalho de posicionamento de marca no mercado global nos últimos anos. Criou uma gama de produtos muito bem pensados e segmentados de forma a que tenham destaque nos respectivos segmentos. No Brasil, por ter uma representação sem muita força, diversos modelos acabam nem chegando. Mas lá fora, as atividades são bem intensas. Tanto que já está sendo apresentada a linha 2019 do SUV médio-grande Sorento.
Apesar da antecipação da linha, as mudanças são sutis. Por fora, o conjunto ótico foi redesenhado internamente e passa a se totalmente full-led. Os faróis de neblina ficaram parecido com os do Sportage, com quatro pequenos projetores colocados, dois em dois, e a linha de luzes de led do day-light passou para a base do conjunto. A grade também teve um redesenho sutil e agora ficou mais evidente o chamado “Tiger Nose”, criado por Peter Schreyer, chefe de design e presidente da KIA. Na traseira, também houve um sutil redesenho da lanterna, com a mudança nos traços das linhas de led, e a saída de escape ficou oval.
Na parte mecânica, a maior novidade é a nova transmissão automática de oito velocidades, que gerencia o conhecido motor 3.3 V6 aspirado, também usado no Brasil. Por aqui, a tração é sempre dianteira, mas em outros mercados há a opção de tração integral nas quatro rodas. A potência se manteve: são 270 cv a 6.400 rpm – lá fora chega a 290 cv. Uma nova calibração no motor elevou o torque em 2,4 kgfm, de 32,4 para 34,8 kgfm, ainda em 5.300 rpm. As dimensões se mantiveram: comprimento de 4,78 metros com 1,88 m de largura, 1,69 m de altura e 2,78 m de distância entre-eixos, com 1994 kg.
Por dentro o carro conta com bancos de couro, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, novo volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, piloto automático, controle do sistema de som, bluetooth e computador de bordo. Tem ainda teto solar duplo panorâmico, airbags frontais, laterais e de cortina e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis. O utilitário traz outros aprimoramentos através de novas tecnologias. Entre eles se destacam o sistema multimídia com tela de 7″ sensível ao toque, GPS, controle de chamadas no volante, ar-condicionado digital, detector de ponto cego, sensor de tráfego, retrovisores com regulagem elétrica e um sistema de auxílio de estacionamento.
Primeiras impressões
A versão testada foi a mais equipada, a SLX. A potência do motor oferece um bom desempenho na estrada, onde a nova transmissão automática de seis velocidades é bem aproveitada. A versão top, que foi usada para o teste, traz uma gama de assistências ao motorista como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e de cruzamento, o que oferece uma maior sensação de segurança ao dirigir. O Sorento 2019 vem equipado ainda com um alerta de mudança de pista, mas essa assistência se torna um pouco incômoda e intrusiva em algumas manobras de ultrapassagens.
O desempenho do carro é bom e uma das coisas mais evidentes é a grande qualidade de montagem e a sensação de solidez, mesmo quando se dirige em estradas que não estejam com o asfalto em boas condições. O SUV é um veículo com um design sóbrio, espaçoso e confortável. Características que também estavam presentes em edições anteriores.