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Coquetel de estilos

versao 400 4matic tem tracao integral permanente e e movida por motor v6 biturbo de 333cv fotos luiz humberto monteiro pereiracarta z noticias

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Versão 400 4Matic tem tração integral permanente e é movida por motor  V6 biturbo de 333cv (Fotos Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias)
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Versão 400 4Matic tem tração integral permanente e é movida por motor V6 biturbo de 333cv (Fotos Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias)

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O fato dos utilitários esportivos e dos carros de luxo serem os segmentos que escaparam da queda generalizada nas vendas de veículos no Brasil em 2015 gerou um fenômeno interessante, nunca foram lançados tantos SUVs de luxo no país ao mesmo tempo. Ao longo de duas semanas, a Audi lançou o grande Q7, importado da Alemanha, e a BMW apresentou o compacto X1 – importado da Alemanha enquanto aguarda a versão “made in Brazil”, produzida na fábrica catarinense de Araquari. Já a Mercedes trouxe logo dois produtos no gênero: o GLC, derivado do médio Classe C, que vem da Alemanha, e o GLE 400 4Matic cupê, produzido sobre a plataforma do sedã médio-grande Classe E. Esse último – que é produzido exclusivamente no estado norte-americano do Alabama – é uma derivação cupê do “jipão” GLE, que é o sucessor do Classe ML e ainda não é vendido no Brasil.

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São 4,90 metros de comprimento, 2,13m de largura e 1,73m de altura. A frente musculosa com a ampla grade de utilitário esportivo, ladeado por faróis em leds com design tridimensional, é arrematada por um perfil bem fluido, característico dos cupês. O caimento na parte posterior do teto leva a uma traseira baixa, com lanternas horizontais de aspecto tridimensional que se estendem até as laterais. A linha de cintura é elevada e os paralamas são generosos, como é normal nos SUVs, mas a área envidraçada é estreita, principalmente na parte posterior – algo típico dos cupês. O “mix” de estilos pode até incomodar os mais conservadores, mas ressalta tanto o aspecto de robustez quanto a aparência dinâmica do modelo.

Por dentro, o GLE 400 4Matic cupê reforça suas vocações esportivas em diversos detalhes. Para “marcar território” e se diferenciar do concorrente X6, o modelo da Mercedes leva cinco passageiros – no BMW, o lugar central do banco traseiro é ocupado por um grande console e por isso o carro só leva quatro pessoas. As padronagens são do mais elevado padrão da Mercedes-Benz e podem ser customizadas, combinando padronagens e texturas a gosto do comprador. Alguns detalhes internos seguem a estética “AMG line”, herdada dos modelos da preparadora esportiva da marca alemã – como bancos e volante em couro e pedais com revestimento em alumínio. No painel, se destaca o grande display de informações – que mais parece um “tablet” de 8 polegadas pendurado no painel. Ele permite ótima visualização do GPS e de diversas outras informações de entretenimento, inclusive um DVD player. O sistema pode ser sincronizado como Apple Car Play – por enquanto, não está disponível para smartphones com sistema Android. O sistema de áudio é um sofisticado Harman Kardon Logic 7.

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Quando se abre as portas, os espelhos externos projetam uma luz que desenha a marca da Mercedes no chão – algo que remete à “marca do Batman”, projetada nos céus de Gothan City para chamar o “homem-morcego”. O equipamento serve não apenas para permitir que quem entra ou sai do carro veja onde pisa, mas é bastante efetivo também para impressionar quem estiver em torno.

Em termos de conjunto mecânico, o GLE cupê chega apenas na versão 400 4Matic, com tração integral permanente e movida por um motor V6 biturbo de exuberantes 333cv e 49kgfm, combinada com uma transmissão automática 9G-Tronic com nove marchas com possibilidade de acionamento manual através de “borboletas” no volante, produzida pela própria Mercedes. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 247km/h e, segundo a Mercedes, o modelo move seus 2.180kg da inércia total aos 100km/h em apenas 5,9 segundos. Acionável através de um botão rotativo no console central, o sistema Dynamic Select combina diferentes configurações de câmbio, motor, painel de instrumentos e a suspensão pneumática Airmatic para oferecer a performance mais adequada a cada situação. São cinco modos disponíveis: Comfort, Slippery – para terrenos com baixa aderência – Sport e Sport+, além do Individual, que permite ao motorista personalizar ao seu gosto todas variações disponíveis. O GLE 400 4Matic cupê vem com sete airbags – dois dianteiros de dois estágios, dois laterais dianteiros, um para o joelho do motorista e dois de cortina.

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Os preços do GLE 400 4Matic cupê começam em R$ 415.900 e vão até R$ 425.900 na versão Night, que acrescenta detalhes estéticos em preto de alto brilho – como rodas, barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos. Ou seja, valores próximos ao do rival BMW X6 xDrive 35i, que na versão com entretenimento para os bancos traseiros, sai por R$ 426.950.

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