Ícone do site Tribuna de Minas

Novo Subaru Impreza aposta em segurança e dinâmica

vi281117 01.jpgCAPA
PUBLICIDADE

O novo Subaru Impreza chegou à Europa. Em sua quinta geração, o modelo muda a “filosofia” de sempre, com mais segurança, conforto e esportividade. Com motor boxer de 114 cv de potência, ele conquistou 199,7 pontos, de 208 possíveis, nos tentes do JNCAP – entidade japonesa de testes de segurança. Além disso, o carro usa a plataforma SGP (Plataforma Global Subaru) que proporciona mais rigidez torcional – de 70 a 100%.
A plataforma SGP foi elaborada para acomodar, além de motores tradicionais à combustão, propulsões híbridas e 100% elétricas. A estrutura também reduz as vibrações do piso e volante, com uso de placas de aço de alta resistência que absorvem com mais eficiência a energia no caso de colisões. Em números, isso significa que o desempenho de impacto está 40% melhorado em relação aos modelos anteriores.

PUBLICIDADE

No novo Impreza, a frenagem também é um atributo a seu favor. O sistema de freios mantém a “mordida” das pinças de forma linear e rígida, o que resulta em mais segurança. Já o motor boxer foi completamente redesenhado e perdeu 12 kg. Ele teve o centro de gravidade ainda mais centrado, em 5 mm, e sofreu aumento na taxa de compressão. A caixa de velocidades, que também perdeu peso (7,8 kg), foi otimizada para o motor, com acelerações mais dinâmicas e fluídas.

PUBLICIDADE

Por dentro, o cluster conta com três telas de LCD, sendo uma central de oito polegadas (ou 6,5 na versão Pure), uma de 6,3 polegadas no topo do painel e uma de 4,2 polegadas entre o velocímetro e tacômetro analógico (que não está disponível na versão Pure). O sistema de entretenimento inclui conexão por Bluetooth e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple Car Play, além de recursos de navegação por GPS.
Sob o capô, o novo Impreza está disponível no mercado com um único tipo de propulsão: o quatro cilindros 1.6 litro boxer, com injeção multiponto, de 114 cv de potência e 15,3 kgfm de torque a 3.600 rpm. Há tração integral AWD com compartilhamento de energia ativa.

PUBLICIDADE

O novo Subaru Impreza vem com o sistema EyeSight. Trata-se de duas câmaras que simulam a visão humana com sensores que identificam nevoeiros e chuvas intensas. De acordo com a marca, a tecnologia ajuda a reduzir em até 61% os acidentes em relação aos carros sem o equipamento. O pacote EyeSight inclui também frenagem pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de partida, aviso de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e detecção de ponto cego.

Na Europa, o Impreza 2018 está disponível nas versões Pure, Style e Style Navi. Na versão de entrada, o preço sai por 19.990 euros (cerca de R$ 76.491); na intermediária, 24.490 euros (R$ 93.710); e, na de topo, 26.490 euros (R$ 101.363). (Colaboração de Victor Alves/Auto Press)

PUBLICIDADE

Primeiras impressões

<
>

Durante o teste, foi possível utilizar o sistema EyeSight. A 35 km/h, “soltando” o carro sem colocar o pé no freio, o veículo parou antes de colidir com o obstáculo. O sistema de freios também foi avaliado: foi possível parar o carro, numa velocidade de 50 km/h, em 1,3 segundo num espaço de 2,74 m.
A estabilidade lateral no “slalom” entre os cones merece destaque graças ao baixo centro de gravidade e à barra estabilizadora traseira diretamente conectada ao quadro. A visibilidade é boa e o isolamento acústico proporciona conforto nas viagens. No caso da direção, o volante é bastante “fiel” aos movimentos do motorista, o que reduz a necessidade de correções. O novo Subaru Impreza pode ser resumido em três conceitos: durável, de alta qualidade e seguro.

Sair da versão mobile