Cada vez mais raro no Brasil, o câmbio manual é o destaque da nova versão de entrada do Kardian. Com isso, o SUV compacto, lançado há pouco mais de seis meses pela Renault, passa a ter a opção Evolution MT, tabelada a partir de R$ 106.990, para atender tanto os puristas, que gostam desse tipo de transmissão, quanto quem não está disposto a pagar R$ 11.100 a mais pela praticidade do sistema sem pedal de embreagem.
Assim, a novidade se une às configurações Evolution EDC, a R$ 118.090, Techno, com tabela de R$ 129.990, e Première-Edition, a R$ 138.990. Todas essas três têm a transmissão automatizada de duas embreagens e seis velocidades.
O câmbio manual, feito em Portugal pela Horse, é diferente do utilizado no Sandero RS, por exemplo. Segundo a marca, o volante de embreagem do tipo bimassa contribui para filtrar as vibrações do motor.
O sistema garante boas respostas ao SUV e gerencia de forma eficiente os 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque produzidos pelo motor 1.0 turbo flexível. O três-cilindros é exatamente o mesmo das versões com câmbio automatizado.
Aliás, fora a transmissão, nada muda na linha Kardian. Ou seja, a ampla lista de equipamentos, que inclui ar-condicionado digital, seis airbags, volante com regulagens de altura e profundidade, foi mantida.
Assim como o quadro digital de instrumentos de 7 polegadas e o multimídia com tela de 8″ e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay. Controlador e limitador de velocidade, sensores de obstáculos e câmera atrás também.
Na prática, o Kardian com câmbio manual tem bom comportamento. Como 90% do torque ficam disponíveis a partir das 1.750 rpm, as acelerações e retomadas de velocidade são vigorosas. E, como as reduções são a cargo do motorista, dá para tirar melhor proveito do conjunto em subidas íngremes. Apesar de o pedal da direita ser um tanto leve, a caixa tem engates curtos e diretos. Aliás, a precisão das trocas é um dos pontos altos da transmissão.
Como é de praxe, as relações da primeira, segunda e terceira marchas privilegiam a agilidade. Quinta e sexta são voltadas à velocidades de cruzeiro e, portanto, contribuem para reduzir o ruído e o consumo.
Segundo a Renault, o Kardian com câmbio manual roda 8,4 km na cidade e 9,7 km/l na estrada com um litro de etanol. Com gasolina, são, respectivamente, 12,3 km e 14 km. Além disso, a direção é bastante direta e a carroceria rola pouco em curvas. Em rampas, o assistente de partida evita que o carro dê aqueles recuos leves antes das arrancadas.
Ficha técnica
Renault Kardian MT
Preço sugerido: R$ 106.990
Motor: 1.0, 3 cil, 12V, turbo, flex.
Potência: 125 cv a 5.000 rpm
Torque: 22,4 mkgf a 2.250 rpm
Câmbio: Manual, 6 marchas
Comprimento: 4,12 metros
Largura: 1,75 metro
Entre-eixos: 2,60 metros
Porta-malas: 410 litros
Fonte: Renault
Prós e contras
PRÓS – DESEMPENHO
Além de oferecer ótimas respostas, a nova opção tem o mesmo nível de equipamentos da configuração automática.
CONTRAS – PÚBLICO RESTRITO
Como o público desse tipo de SUV é urbano, vendas devem ser bem limitadas. A conferir.