Ícone do site Tribuna de Minas

Primeira moto da Aston Martin está em testes

PUBLICIDADE

A Aston Martin divulgou as primeiras imagens da AMB 001 em testes. A primeira motocicleta da companhia está sendo produzida em parceria com a centenária marca Brough Superior. O modelo surgiu pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA), na Itália, no ano passado.
O coração da AMB 001 é um motor de dois cilindros em V com turbo, que rende 180 cv. O câmbio tem seis marchas. Ela pesa 180 kg, graças ao chassi de alumínio. Tanque de combustível e carenagem são de fibra de carbono.

Na pista de Pau-Arnos, na França, o modelo em teste utilizou a mesma padronagem dos carros da Aston Martin. Isso significa uma camuflagem na cor amarela. O teste serviu para iniciar a validação de tudo que a companhia fez até agora em termos de geometria de chassi e também comportamento dinâmico. O modelo tem itens bastante exclusivos, como a suspensão dianteira no estilo duplo A, que reduz o impacto transferido diretamente ao guidão e piloto.

PUBLICIDADE

A Aston Martin Brough Superior AMB 001, vale lembrar, terá apenas 100 exemplares produzidos artesanalmente. As primeiras unidades começam a ser entregues no final do ano. Cada um dos exemplares vai custar a “bagatela” de 108 mil euros. Na cotação atual, isso é o equivalente a R$ 650 mil.

PUBLICIDADE
Primeira imagem da AMB 001 divulgada pela Aston Martin em partceria com a Brough Superior (Foto: Aston Martin/Divulgação)

Objeto de desejo

A Brough Superior surgiu em 1919. George Brough fundou, em Nottingham, na Inglaterra, a fábrica que produziria motocicletas até 1940. Em maio do ano seguinte, a planta foi alvo de um bombardeio realizado pela Luftwaffe, a força aérea alemã. O ataque destruiu totalmente a fábrica e decretou o fim da empresa.

PUBLICIDADE

Nos 21 anos de atuação, a companhia fez motos de altíssima qualidade. O esmero na fabricação, a alta qualidade das peças, a ampla possibilidade de personalização e o preço alto fizeram com que a Brough Superior fosse apelidada de “Rolls-Royce das motocicletas”.

George Brough morreu em 12 de janeiro de 1970, aos 79 anos. E, como de 1919 a 1940 foram produzidas 3.048 unidades, as motos da Brough Superior viraram objeto de desejo de colecionadores.

PUBLICIDADE

Em março do ano passado, por exemplo, uma rara SS100 fabricada em 1930 foi leiloada na Inglaterra. O modelo foi arrematado por 425.500 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões na época).

Sair da versão mobile