A Chevrolet S10 chega à linha 2025 com atualizações importantes no visual, trem de força e lista de equipamentos. Produzida há 29 anos consecutivos, a picape média passa a ser oferecida em quatro versões: LTZ, Z71, High Country e a inédita WT (Work Truck), inédita opção de entrada, voltada ao trabalho, que substitui LS e LT de uma só vez.
Na linha 2025, a S10 mais barata é a Cabine Simples, com tabela a partir de R$ 223.620. A WT vai de R$ 247.860, com câmbio manual, a R$ 268.060, com o automático. Depois vêm a Z71, a R$ 281.190 e a LTZ, a R$ 292.800. A de topo, High Country, parte de R$ 302.900.
Em todas, o motor é o 2.8 turbodiesel batizado de Duramax. Segundo a GM, o quatro-cilindros de 16 válvulas gera 207 cv de potência e 52 mkgf de torque já às 1.600 rpm. Com as atualizações, houve aumento de 7 cv e 1 mkgf.
Outra novidade é o câmbio automático de oito velocidades – o anterior tinha seis. Conforme a marca, o resultado é que aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,4 segundos. Na prática, as respostas à pressão no pedal do acelerador estão mais rápidas e, com isso, a picape feita em São José dos Campos (SP) ficou mais esperta.
O novo câmbio garante trocas rápidas e suaves. Vale lembrar que as opções mais baratas da versão WT mantiveram o manual de seis marchas.
Segundo a Chevrolet, foram feitas mais de 30 atualizações no conjunto mecânico. O motor, por exemplo, traz novo sistema eletrônico de gerenciamento, que permitiu reduzir o consumo de diesel em até 13%.
Em números, a linha 2025 da S10 pode rodar 11,4 km com um litro de diesel na estrada e 9,5 km na cidade, conforme dados da fabricante. Assim, as emissões de poluente também caíram ante as da linha 2024.
Boa dirigibilidade na S10
Em movimento, a S10 2025 agrada em relação à dirigibilidade, silêncio a bordo e nível de vibração. Durante a avaliação, em trechos de asfalto e terra, deu para perceber o ótimo isolamento acústico na cabine.
Além disso, a GM fez um bom trabalho nas suspensões. Com a nova calibragem, os ocupantes não são maltratados mesmo quando a picape passa por terrenos acidentados. Em todas as versões, a linha 2025 da S10 tem painel digital de 8 polegadas, bem como tela de 11″ na central multimídia MyLink. Trata-se do mesmo conjunto da minivan Spin.
Assim como nas linhas anteriores, as opções com cabine dupla e câmbio automático deverão ser as mais vendidas. Em relação ao visual, a versão WT, de entrada, é a mais simples. A Z71 tem estilo esportivo. Há detalhes escurecidos em partes como rodas, retrovisores e grade dianteira. Além disso, na cabine destacam-se os cintos de segurança e outras peças em tom vermelho.
A LTZ, intermediária entre as configurações com cabine dupla, deve manter o topo do ranking de vendas. Seu estilo é mais discreto, marcado pela grade e para-choques pintados da mesma cor da carroceria. Na High Country, há rodas e liga com desenho exclusivo, além de peças cromadas, sobretudo na parte externa. Na cabine, há materiais macios ao toque e os bancos dianteiros são muito confortáveis.
Pernas flexionadas
Entretanto, para quem viaja atrás é diferente. O assento baixo faz com que os ocupantes viagem com as pernas muito flexionadas, o que causa cansaço em viagens longas. Além disso, faltam saídas de ar-condicionado na parte traseira.
Fora isso, a Chevrolet S10 tem boa lista de equipamentos. Desde a versão WT, a picape tem seis air bags, faróis de neblina com luzes de LEDs, partida do motor por botão, alerta de pressão baixa dos pneus, trava elétrica da caçamba e faróis com acendimento automático, por exemplo.
Segundo a marca, há mais de 100 acessórios e dois pacotes de extras. O Brutal tem apliques na grade e capô, extensor de para-choque, frisos, jogos de tapete, protetor de caçamba e amortecedor da tampa e defletor na traseira, a R$ 11.900. O Invencível acrescenta santantônio e custa R$ 12.900.
Em 2023, a Chevrolet S10 foi a segunda picape média mais vendida do Brasil, com cerca de 26 mil emplacamentos. A líder foi a Toyota Hilux, com 46.200 vendas. Neste ano, no acumulado de janeiro a abril, a sequencia é a mesma, com 15.002 unidades da Hilux e 7.852 da S10.
Ficha técnica
Chevrolet S10 High Country
Preço sugerido: R$ 302.900
Motor: 2.8, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência: 207 cv a 3.400 rpm
Torque: 52 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 8m.
Tração: 4×4
Comprimento: 5,4 metros
Largura: 1,87 metro
Entre-eixos: 3,10 metros
Fonte: Chevrolet
* O jornalista viajou a Pirenópolis a convite da Chevrolet