Novidades na linha
O Chevrolet Onix chega à linha 2019 com novidades. O modelo recebeu rodas de 15 polegadas em preto brilhante nas versões Effect e Activ, câmara de ré em todas as variantes com central multimídia MyLink e assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança três pontos. Os preços começam em R$ 48.150 na versão LT 1.0 e chegam a R$ 62.490 na aventureira Activ, com motor 1.4 e câmbio manual — transmissão automática adiciona R$ 5.400 à conta.
Parceria ampliada
A parceria entre a fabricante de motocicletas italiana MV Agusta e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, iniciada em 2015, rendeu mais um projeto. A nova Brutale 800 RR LH 44 tem motor de três cilindros e rende 140 cv a 12.300 rpm e vai trazer terá o nome, número e as iniciais do campeão mundial automobilístico impressas na carenagem e até nos pneus. A empresa anunciou que a fabricação terá início este ano. Serão 144 unidades e todas com certificado de autenticidade. Esse é o terceiro projeto desenvolvido pelo piloto britânico, que atualmente corre pela Mercedes-Benz. Hamilton já desenvolveu com a MV Agusta a Dragster RR e a superesportiva F4.
Comprador anônimo
A Ferrari produziu uma unidade do novo modelo SP38 com exclusividade para um comprador que não teve a identidade revelada. O carro foi criado a partir do 488 GTB e sua carroceria foi feita a pedido do cliente. A Ferrari se inspirou no F40, um supercarro lançado na década de 80. A empresa não informou se a mecânica foi modificada. O SP38 será exposto no evento automotivo Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália.
Mix de modelos
A Volkswagen usou o nome Bora na China para lançar um novo carro por lá. Mas o visual lembra os novos Jetta e Virtus. O Bora chinês foi desenvolvido sobre a plataforma MQB-A e mede 4,66 metros de comprimento e 2,67 m de entre eixos. A versão única, 280 TSI, chega com motor 1.4 turbo de 150 cv — o mesmo que equipa modelos da Volkswagen e da Audi no Brasil — e transmissão DSG automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
O retorno
O superesportivo Chrysler Dodge Viper voltará a ser produzido e já tem data marcada para retornar ao mercado. O carro vai ser mostrado em janeiro do ano que vem, durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. A montadora havia paralisado a produção em agosto de 2017, depois de 25 anos e cinco gerações do modelo. O novo Viper deixa de ter motor V10 como os anteriores e passa a adotar um V8, como forma de baixar custos.
Limite no corredor
Os motociclistas que costumam trafegar nos chamados “corredores” devem ficar atentos. Um projeto de lei quer determinar a circulação somente quando o trânsito estiver parado ou muito lento, em velocidade reduzida e nas faixas mais próximas da esquerda. A ideia é multar quem usar o corredor nas faixas à direita. O projeto está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Cinto sem segurança
A Mercedes-Benz anunciou um recall do GLC. Ao todo, 1.469 exemplares do carro no Brasil, do ano de 2015 a 2018, precisam corrigir uma falha no cinto de segurança. Isso porque as fivelas dos cintos traseiros podem não se fixar de forma correta. Sendo assim, em caso de acidente, há risco de se soltar e permitir ferimentos nos passageiros. A Mercedes-Benz vai instalar um novo guia de posicionamento das fivelas. Os proprietários não terão custos com a substituição. O reparo deve durar uma hora.
Em risco
A produção de veículos elétricos pode ser afetada até 2020. Isso porque mais da metade da extração do metal cobalto, que é utilizado na fabricação de baterias recarregáveis, é extraído de minas na República Democrática do Congo, região que pode estar utilizando a mão de obra infantil, segundo informações de entidades protetoras dos direitos humanos. A questão causou um alerta nas indústrias compradoras do metal, que agora aguardam novas empresas de exploração de outros países. O aumento pela procura do metal já provoca aumento dos preços na Bolsa de Metais de Londres.
Estreia programada
O Google vai lançar o Android Automotive. A nova plataforma tem o objetivo de substituir os programas de centrais multimídia, dando a possibilidade de o motorista conectar o carro de maneira integral na central. O lançamento deve acontecer em dois anos no sistema Sensus, da Volvo. Através de conexão com a internet, será possível utilizar o Maps e o Google Assistant, por comando de voz. Além disso, aplicativos do Google Play poderão ser baixados.