Ícone do site Tribuna de Minas

Kia anuncia mudanças estilísticas no Optima para 2019

ra300118 01.jpgCAPA

De cara nova

PUBLICIDADE

O Kia Optima 2019 foi mostrado em fotos reestilizado na Coreia do Sul, onde se chama K5. Essa é a primeira mudança na atual geração do modelo, lançada em 2015. Foram alterados os faróis, agora mais afilados, a grade com barras verticais, capô, tampa do porta-malas e para-choque, além de luzes de neblina em leds. A traseira do sedã ganhou lanternas maiores e com nova distribuição das luzes. O interior traz sistema multimídia e volante revisado, além de pequenos detalhes no acabamento. Na Coreia do Sul, o Optima 2019 estará disponível nas versões 1.6 turbo de 180 cv, 2.0 aspirado de 163 cv, 2.0 de 151 cv a gás e 1.7 turbodiesel de 141 cv.

PUBLICIDADE

Novidades à mostra

PUBLICIDADE

A Hyundai começou a revelar detalhes do Santa Fe 2019. A expectativa é que o SUV seja exibido durante o Salão de Genebra, neste ano. Os primeiros teasers mostram que o carro se assemelha às linhas do crossover Kona, SUV compacto da marca. Entre os detalhes externos, se destacam a grade frontal com acabamentos cromados. O carro se apresenta de forma mais sofisticada, já que promete um pacote de segurança chamado Smart Sense, com uma série de auxílios ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem automática de emergência, alertas de tráfego lateral, mudança de faixa de rolamento, de ponto cego e tráfego traseiro e ainda estacionamento automático.

Mais profissional

PUBLICIDADE

A Honda lançou a linha 2018 da CG 160 Cargo no Brasil. O modelo, voltado para uso comercial, tem como destaques o bagageiro, que vem com capacidade para até 20 kg. A motocicleta também ganha sistema de freio combinado, encontrado na CG 160 Fan e Titan, cavalete central e painel digital com hodômetro parcial. O motor é o FlexOne de 162,7 cm³, que desenvolve 15,1 cv com etanol e 14,9 cv com gasolina, a 8 mil rpm. O torque máximo varia de 1,54 kgfm (etanol) a 1,40 kgfm (gasolina) a 6 mil rpm. O modelo está disponível apenas na cor branca e tem preço sugerido de R$ 8.990.

Coluna com falha

PUBLICIDADE

A Nissan anunciou um recall para verificar a coluna de direção de 2.964 unidades da picape Frontier. O suposto erro pode causar folgas e ruídos, além de prejudicar a dirigibilidade. O chamado envolve todas as unidades da nova geração lançada no Brasil em março de 2017, com fabricação entre outubro de 2016 e agosto de 2017.

Placas digitais

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, será o primeiro no mundo a instalar placas digitais nos veículos. A novidade chega ainda este ano e atinge 100 mil unidades. A tecnologia permite que o proprietário renove o registro da placa sem burocracia e deslocamento e conta com o apoio da Ford. O preço, no entanto, ainda não foi revelado. E nem se os donos dos veículos poderão escolher entre a placa nova e a convencional.

Compactos sustentáveis

A Peugeot garante que os modelos 208 e 2008 terão versões elétricas até 2020. A expectativa é que o 208 elétrico seja apresentado no Salão de Genebra, ainda esse ano. A nova versão virá com baterias de íons de lítio e já na plataforma modular CMP, construída através de uma parceria com a montadora chinesa Dongfeng. A autonomia seria de aproximadamente 400 km, podendo atingir 500 km se usado no padrão de economia total.

PUBLICIDADE

Modelo de inspiração

O mercado indiano vai ganhar um SUV derivado do Renault Kwid. O utilitário concorrerá com o Tata Nexon, Honda WR-V e Ford EcoSport. Existe a possibilidade da versão se tornar um produto global. A expectativa é de que venha com central multimídia compatível para Android Auto e Apple CarPlay, além de um porta-malas maior.

Briga dos pequenos

A Jeep pode produzir um modelo de SUV menor que o Renegade. Se o projeto seguir em frente, o novo utilitário esportivo de entrada será produzido sobre a menor plataforma à disposição do Grupo FCA, usada nos Fiat 500, Panda e Uno, e terá menos de 4 metros de comprimento. O investimento seria para os mercados onde compactos possuem boas vendas.

Campeãs do recall

O ano de 2017 se destacou como o período onde se teve o maior número de automóveis que passaram por recall no Brasil. Cerca de 2 milhões de veículos foram convocados pelas fabricantes. Os dados foram divulgados pelo Procon-SP e a maior parte das substituições foi realizada em airbags. A Toyota foi a montadora que convocou mais unidades.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile