Curitiba é a capital do Paraná, também conhecida como “capital gelada”, devido a suas baixas temperaturas durante o inverno e boa parte do ano. Seu verão é quente e úmido e são constantes as chuvas de fim de tarde. Dessa forma, todo bom curitibano sempre leva um casaco e um guarda-chuva na bolsa. A diferença mais notável entre as demais metrópoles do Brasil é que, em Curitiba, a questão urbana é pensada sob o enfoque humanista. A cidade é de quem nela vive: as ruas são limpas, o transporte público funciona bem, e a cidade respira cultura.
Aliás, o transporte público é o que mais impressiona os visitantes, com pistas exclusivas para ônibus e cheia de tubos e terminais. O deslocamento é fácil e rápido. Além disso, nos pontos de embarque sempre se pode encontrar um mapa com as linhas de ônibus que por ali passam. Há também a opção da Linha Turismo, considerada uma das melhores do país, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Por ela, é possível conhecer os parques, as praças e outras atrações da cidade.
Culturalmente, Curitiba é rica em teatros, museus e espaços culturais. Em 2003, recebeu o título de Capital Americana da Cultura, chancelado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Alguns pontos turísticos importantes para quem procura esse tipo de atividades são: Teatro do Paiol, Ópera de Arame, Teatro Guaíra, Pedreira Paulo Leminski, Museu Oscar Niemeyer, Memorial de Curitiba, Espaço Cultural Frans Krajcberg no Jardim Botânico, Complexo Cultural Solar do Barão (abriga o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca, além de salas de exposições, auditório e ateliês de cursos), Largo da Ordem, além dos diversos parques espalhados por toda a cidade, nos quais é possível encontrar atividades ao ar livre como as aulas de yoga comunitárias.
A cidade também é sede da Universidade Federal do Paraná, a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a instituição é referência no ensino superior, com ênfase nas áreas de humanas. Citando o escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor curitibano Paulo Leminski, “isso de a gente querer ser exatamente o que a gente é ainda vai nos levar além”, ilustro como Curitiba segue cativando turistas e visitantes do mundo todo, com suas baixas temperaturas, sua arquitetura singular, seu povo mestiço, seus costumes e gírias características, além da grande importância econômica. Vale a viagem!
Militar