Ícone do site Tribuna de Minas

Confira 5 cidades e distritos para visitar em bate e volta saindo de Juiz de Fora

CASA TORTA BICHINHO FOTO GABRIEL FORTES SAUA TURISMO
PUBLICIDADE

Com o final do ano se aproximando, a vontade de escapar da rotina chega para muita gente. Uma boa saída podem ser viagens “bate e volta” saindo de Juiz de Fora. Com algumas horinhas de carro ou ônibus, é possível conhecer cidades históricas, lindas cachoeiras, aproveitar festivais e provar os  sabores da gastronomia mineira. Há destinos próximos que contam com verdadeiras preciosidades de artesanato e oferecem novas histórias para serem conhecidas.

“Turistar” pela região é uma forma de valorizar a cultura local e impulsionar a economia. O setor de Turismo é responsável por geração de emprego e renda. Passear nesses lugares como verdadeiros “flâneurs” pode ser a chance de revigorar as energias para que a volta para casa seja um recomeço.

PUBLICIDADE

Veja as cidades para visitar em bate e volta:

Rock the Mountain, museus, excelentes restaurantes e trilhas em Itaipava

Itaipava é um distrito de Petrópolis localizado no estado do Rio de Janeiro que é bem próximo de Juiz de Fora. São menos de 100 km de estrada para conhecer museus, restaurantes e várias trilhas. Tem gente que só para por lá no caminho para a capital do estado, mas vale mesmo uma visita mais atenciosa. Afinal, é lá que estão o Castelo, construído em 1920, e a Casa do Pequeno Príncipe (da história de Antoine de Saint-Exupéry), com várias miniaturas. Ainda é possível ver o pôr do sol no mirante da estrada Itaipava-Teresópolis.

PUBLICIDADE

Outro atrativo é o festival Rock the Mountain, que acontece nos dois primeiros finais de semana de novembro e reúne grandes nomes da música brasileira. Para quem quer se aventurar mais, há a trilha pela Pedra de Itaipava, que tem mais de mil metros de altura e dá uma vista de 360 graus do distrito e da serra, em um passeio que dura cerca de quatro horas.

Castelo de Itaipava é uma das principais atrações do distrito serrana (Divulgação)

Toda a história e charme inigualáveis de Tiradentes

Até dá pra fazer uma lista de cidades para visitar próximas de Juiz de Fora sem incluir Tiradentes, mas quem já andou pelas ruas de pedra da cidade e subiu as ladeiras de lá sabe porque isso seria um erro. Considerado um dos melhores destinos turísticos do Brasil, Tiradentes tem um charme único, sempre com música nos bares, restaurantes deliciosos para todos os gostos e com preços variados, além de ser um ponto emblemático para entender mais a história do país.

PUBLICIDADE

As igrejas Matriz de Santo Antônio e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos são algumas dessas que, para quem tiver tempo, vale até uma visita guiada. A cidade já é bastante popular e, por isso, também tem um aporte para turismo diferenciado, com uma infraestrutura de hotéis e pousadas – apenas no Booking são mais de mil opções de acomodações. Quem já estiver por lá, também vale passar em Bichinho, a 7km da cidade, que tem várias lojas de artesanato, ateliês e ainda a Casa Torta, que é um espaço lúdico e de brincadeiras não só para crianças.

Considerado um dos melhores destinos turísticos do Brasil, Tiradentes tem um charme único e passear na cidade pode ser uma das melhores escolhas (Foto: Pedro Vilela)

Bons vinhos em Areal

Areal é conhecida como a capital da uva do Rio de Janeiro, e não é para menos – é uma das cidades da região que mais produzem a fruta. Pelo mesmo motivo, é um local que produz ótimos vinhos e que tem por isso se expandido. Para quem for visitar, vale a pena conhecer a Vinícola Família Eloy e comer na Pizzaria Borgo del Vino, bastante tradicional. São apenas 80km até lá – mas, se for beber, é melhor passar a noite nas pousadas da região.

PUBLICIDADE
Areal se destaca pela produção das uvas (Foto: Divulgação)

Igreja e ar interiorano em São José das Três Ilhas

Sem grandes barulhos de trânsito ou com a intensa poluição que cerca tantas cidades, São José das Três Ilhas é um distrito muito charmoso de Belmiro Braga. O vilarejo é conhecido pela Igreja Matriz de São José, que tem um estilo neo romântico com a construção toda de pedras – inclusive na parte interna, algo bastante raro. São cerca de 50 km de Juiz de Fora, que podem ser bem aproveitados em um almoço de domingo. Também há diversas fazendas de café nessa região, e há quem se hospede em casas que mantêm essa estética e que abrem suas portas para receber visitantes, como ocorre ainda mais em Rio das Flores, a cerca de 30km do local.

Apenas cerca de 250 pessoas vivem em São José das Três Ilhas, conhecido pela Igreja Matriz de São José (Divulgação/ Iepha)

Artesanato, belezas naturais e simplicidade em São José dos Lopes

São José dos Lopes fica bem pertinho de Conceição do Ibitipoca, e é também um distrito de Lima Duarte. Apesar de não ter o Parque Estadual (que vale sempre a visita), também tem várias belezas naturais e a simplicidade de Minas Gerais, que deixam as pessoas apaixonadas. O local está com uma vida cultural potencializada pela Casa do Sol, que traz várias oficinas culturais para o distrito e que também é uma das responsáveis pelo bordado das cestarias com fios de fibras naturais feitas pelo Linha de Minas. Há artesãos de Juiz de Fora, como Adriana Lopes, que vão até lá para ajudar a desenvolver o artesanato – o que está dando muito certo, fazendo com que a visita valha ainda mais a pena. Para quem gosta de trilhas, opção não falta: é possível percorrer o Caminho das Águas, Cachoeira do Andorinhão e também ir à Vila do Mogol.

São José dos Lopes, vizinha de Ibitipoca, também tem paisagens culturais incríveis e está com uma vida cultural potencializada pela Casa do Sol (Foto: Divulgação)
Sair da versão mobile