Ícone do site Tribuna de Minas

Festival leva concertos ao Vale do Café a partir de quinta

FVC Harpa PauloRodrigues

(Foto: Paulo Rodrigues)

PUBLICIDADE

Uma sinfonia monumental promete invadir as fazendas históricas do Vale do Paraíba durante o 17º Festival Vale do Café, entre 18 e 28 de julho. Doze fazendas históricas abrirão as portas de suas construções seculares para receber turistas e concertos. Rio das Flores, Vassouras, Barra do Piraí, Conservatória, Valença e Paty do Alferes são algumas das cidades que recebem o evento, que este ano relembra os 60 anos de ausência de Villa-Lobos e 25 anos sem Tom Jobim.

Os concertos ocorrem nos dois últimos finais de semana do mês de julho (de 19 a 21 e de 26 a 28) e incluem atrações como Rosana Lanzelotte, Leo Gandelman, Turibio Santos, Victor Biglione, Wagner Tiso, Zé Paulo Becker e grupo Semente, entre tantos outros. No ritmo dos concertos, o turista experimenta os sabores da gastronomia local e tem a oportunidade de visitar alguns dos mais importantes patrimônios históricos da região.

PUBLICIDADE
Turibio Santos, um dos maiores nomes do violão no mundo, se apresenta neste sábado em Paty do Alferes (Foto: Paulo Rodrigues)

Concertos gratuitos

Além dos concertos em fazendas históricas, com ingressos pagos, o Festival Vale do Café reserva uma programação gratuita. Na quinta-feira (18), às 20h, a Igreja Matriz de Vassouras recebe Maria Teresa Madeira e João Bani para o espetáculo “João e Maria”.
Sábado (20), também às 20h, será a vez de Paty do Alferes. O compositor e musicólogo Turibio Santos, um dos maiores nomes do violão no mundo, convida os moradores e visitantes da cidade para uma inesquecível “Viagem à Espanha”. Em seu espetáculo gratuito, Turibio guia a plateia por

PUBLICIDADE

Alhambra, Majorca, Sevilha e Asturias, sempre acompanhado pelos maiores compositores do país, Sor, Tárrega, de Falla, Albeniz e muitos outros.
Rio das Flores terá a oportunidade de conferir a qualidade sonora do primeiro bacharel em cavaquinho do Brasil: Pedro Cantalice – um vibrante músico, extremamente atuante na cena carioca. Com seu grupo, Pedro realiza o concerto “Cavaquinho no samba e no choro”, dia 26 de julho, às 20h, no Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão.

Cursos gratuitos

Para os apaixonados pela música, de todas as idades, o Festival Vale do Café inclui ainda em sua programação cursos gratuitos de voz e instrumentalização. Ao longo de sua história, os cursos já deram oportunidade a mais de quatro mil alunos. O objetivo é permitir o aperfeiçoamento musical dos alunos, reforçando sua paixão pela música. São milhares de histórias marcantes que estimularam a profissionalização de jovens aprendizes, valorizando a inserção social através da música.

PUBLICIDADE

É o caso, por exemplo, de Matheus Fonseca, que entrou pela primeira vez nos cursos em 2010 com 18 anos. Dois anos depois, já estava na UniRio e hoje é professor em três escolas da rede privada, dois projetos sociais, além de coordenar um bloco de carnaval.

Este ano, o Festival Vale do Café oferecerá seis cursos gratuitos, em Vassouras, de 22 a 26 de julho das 9h às 17h. A professora e soprano Carol McDavit dará curso de canto. Pedro Cantalice será professor de cavaquinho e bandolim. O acadêmico, membro da Academia Brasileira de Música, Celso Woltzenlogel ensinará flauta. Os alunos que desejarem aprofundar conhecimento em violino através do método Suzuki, terão a supervisão da professora Suray Soren. Os alunos de violão contarão com duas turmas ministradas por Ulisses Rocha, professor Doutor da Unicamp e pelo diretor artístico do Festival Vale do Café, Turibio Santos.

PUBLICIDADE

Informações: www.festivalvaledocafe.com.br

 

Fazenda União (Foto: Paulo Rodrigues)

Programação

Fazendas históricas

Sexta-feira, 19

PUBLICIDADE

11h – Fazenda União, Rio das Flores. David Ganc e Fabio Adour – Encontros: Villa-Lobos e Jobim.

16h – Fazenda Mulungu Vermelho, Vassouras. Eduardo Neves e Gafieira de Bolso – De Severino Araújo e Pixinguinha à Jobim e Donato.

Sábado, 20

PUBLICIDADE

11h – Fazenda do Secretário, Vassouras. Duo Consonâncias – Villa-Lobos e seu legado na canção brasileira.

16h – Fazenda São Fernando, Vassouras. Zé Paulo Becker e Grupo Semente – Choros Jazz.

Domingo, 21

11h – Fazenda da Taquara, Barra do Piraí. Ulisses Rocha – Eu moro na Villa Jobim.

16h – Fazenda Alliança, Barra do Piraí. Rosana Lanzelotte – Part. Especial Madá Nery – 200 anos de Dona Maria II de Portugal.

Sexta-feira, 26

11h – Fazenda Florença, Conservatória. Duo Yvytú – Villa-Lobos e Piazzola.

16h – Fazenda Vista Alegre, Valença. Carol McDavit- O encanto da opereta e do teatro musical

Sábado, 27

11h – Fazenda das Palmas, Vassouras. Duo Interarte – Villa Lobos: violão e cello

16h – Fazenda São Luis da Boa Sorte, Vassouras. Victor Biglione e Wagner Tiso – Part. Especial Marcio Mallard – Cordas Panamericanas

Domingo, 28

11h – Fazenda São João da Prosperidade, Barra do Piraí. Turibio e Leo Gandelman – Surpresas de Villa-Lobos

16h – Fazenda Ponte Alta, Barra do Piraí. Choro Novo – Para além do choro

Concertos gratuitos

Vassouras

18/07 (Qui). 20h. Igreja Matriz de Vassouras. Maria Teresa Madeira e João Bani – João e Maria

Paty do Alferes

20/07 (Sex). 20h. C. C. Maestro José Figueira. Turibio Santos – Uma viagem à Espanha

Rio das Flores

26/07 (Sab). 20h. C. C. Professor Antonio Pacheco Leão. Pedro Cantalice e grupo – Cavaquinho no samba e no choro

Sair da versão mobile