Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / suzano / bolsonaro

Leitor conta viagem em família à Terra do Fogo, na Argentina

Por Jorge Luiz Patriota Lima, engenheiro e professor

13/03/2019 às 06h07- Atualizada 14/03/2019 às 18h24

Ao contrário do que possa parecer, Ushuaia não é tão remota assim. Apesar de ser a última cidade localizada no arquipélago Terra do Fogo, ela tem uma população residente em torno de 60.000 habitantes, dedicada ao trabalho no porto, pois se trata de uma zona franca de impostos na Argentina, e, claro, ao turismo, que cresceu absurdamente a partir da década de 1950, quando o presídio que existia na região foi fechado, e as belezas naturais daquela região passaram a ser descobertas por turistas de todo o mundo, principalmente pelos brasileiros, que encontraram na hospitalidade argentina, aliada à proximidade com nosso país, e pelo câmbio quase sempre favorável a nós, um ótimo refúgio de descanso e aventura para as férias.

Família visitou a cidade de Ushuaia, localizada no arquipélago Terra do Fogo, na Argentina (Foto: Jorge Patriota)

Como viajamos com nossas duas filhas, sendo a caçula com 1 ano de idade, escolhemos o verão para esta aventura, mas não se enganem, a proximidade do continente Antártico, a apenas 1000Km da costa da cidade, torna a experiência extremamente fria! Como já estávamos preparados com roupas apropriadas, este fator trouxe beleza aos nossos passeios, pois para todos os cantos em que fomos, sempre tínhamos um chocolate quente, com uma comida gostosa, brindados com uma paisagem de montanhas pintadas de branco em seu cume, um espetáculo!

O conteúdo continua após o anúncio

Nosso objetivo ao sair do Brasil era de levar as crianças para caminhar nas ilhas onde os pinguins tem suas colônias e criam seus filhotes, Conseguimos, pois contratamos uma empresa que, além de fazer o passeio de barco pelo belo Canal de Beagle, tem exclusividade de acesso a Isla Martillo, ilha particular bem ao sul do arquipélago, onde os simpáticos pinguins das espécies Magalhães, Papua e Rei convivem em harmonia, em número superior há 10.000 animais. Inesquecível!

Mas claro que muitos outros atrativos possui a região, entre eles conhecer o canil Siberianos del Fuego, onde vivem dóceis cães de trenó huskies, enquanto a neve não chega pra valer! Outra atração que fiz, foi o trekking até a Laguna Esmeralda, cravada entre as montanhas cobertas de neve e a subida ao cume do Monte Martial, com uma vista ímpar da cidade e do Canal de Beagle! Por fim destaco um passeio imperdível, que é conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo, bem na fronteira com o Chile, o ponto final da Ruta 3, última estrada pavimentada de nosso continente e ponto de encontro de inúmeros aventureiros que chegam à cidade.

É uma alegria programar uma viagem e encontrar no seu destino muito mais do que se esperava, e assim é Ushuaia, tão surpreendente quanto distante, típica de uma cidade no fim do mundo.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia