Capeletti in Brodo

Prato ideal para os dias frio de inverno.

Por Claudia Figueiredo

Capeletti in Brodo, prato típico italiano, que aquece em dias frios de inverno!

Capeletti in Brodo é uma sopa com um caldo (brodo) aromático e muito saboroso que pode ser à base de carne, frango ou legumes. Para sempre ter caldo em casa, eu congelo a água dos cozimentos daqui de casa, sempre coados e etiquetados com data e sabor. Assim, sempre que precisar preparar uma sopa ou um risoto, tem caldo guardado no freezer.

O  nome ‘cappelletti’ vem de um chapéu medieval, que possuía em volta uma faixa acolchoada, com um lado mais alto.  Cappello, em italiano, significa chapéu.  Cappelletti é seu diminutivo, massa típica da Emília Romagna, região setentrional da Itália.  Confesso que precisei buscar esta informação na internet.

Conheci este prato em uma viagem a Gramado/Canela e Caxias do Sul e me apaixonei!

Se você sabe preparar a massa em casa, ótimo, senão, há várias marcas no mercado vendendo capeletti de excelente qualidade.

Capeletti in brodo
Capeletti in brodo

Capeletti in brodo

Ingredientes

4  dentes de alho picados em lâminas finas

1 a 2 colheres (sopa) azeite

1 colher de sobremesa rasa de colorau

250 grs de Capeletti de Queijo (frango ou carne)

500ml de caldo de frango, ou carne, ou legumes.

Modo de Preparo

Em uma panela, fogo médio, coloque  um fio de azeite e 4 a 5 dentes de alho, picados ou amassados.

Deixe o alho amarelar, não deixe dourar, apenas uma leve amarelada, 2 minutos é suficiente, senão ele fica forte e pode amargar o brodo.

Coloque 1 colher de sobremesa rasa de  colorau em pó, termine de dourar o alho, junto com o colorau + 30segundos apenas, acrescente a massa fresca do  capeletti.

Junte o caldo que pode ser de carne, frango (meu preferido) ou legumes.

Deixe ferver por cerca de 5 minutos ou até que a massa esteja al dente.

Sirva imediatamente

Polvilhe cebolinha picada.

Sirva com torradinhas ou croutons.

Bom apetite

Um beijo e um brinde! Siga nossas redes sociais (@gastrocomamor)

 

#capeletti #capelettiinbrodo #nacozinhacomclaudinha #gastrocomamor

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também