Quibe assado com nozes

Pode servir quente, frio e até congelar.

Por Claudia Figueiredo

Quibe assado com nozes. Que tal? Se tem um prato no qual minha família é apaixonada é Quibe. Gosto de preparar na versão assada com nozes e que faz muito sucesso por aqui.

Quibe assado com nozes
Quibe assado com nozes

Quibe Assado com Nozes

Ingredientes

600 g de patinho moído

1 ½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe)

1 cebola

raspas e caldo de 1 limão

1 ½ xícara (chá) de folhas de hortelã

1 colher (chá) de pimenta síria

2 colheres (chá) de sal

3 cubos de gelo

azeite a gosto

Nozes para decorar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário retangular de 30 cm x 24 cm (se preferir, utilize uma assadeira de borda alta).

Forre uma peneira com um pano de prato limpo, coloque o trigo e lave sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve.

Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador. Tempere com a pimenta síria, o sal, 2 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem. Acrescente a hortelã, as raspas e o caldo de limão e bata novamente.

Adicione a carne ao processador, o trigo lavado, os cubos de gelo e bata até formar uma massa lisa.

Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos. Se quiser, recheie. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.

Com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa formando losangos. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, decore com nozes e leve ao forno por cerca de 25 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir.

O quibe, que pode ser servido quente ou frio, também fica uma delícia com folhas de hortelã e coalhada.

 

Bom apetite!

Um beijo e um brinde

#quibe #quibeassado #nacozinhacomclaudinha #gastrocomamor

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também