Rabanada Recheada com Creme de Avelãs

Rabanada Recheada - o que era bom, pode ser até melhor.

Por Claudia Figueiredo

Rabanada! Taí um prato típico do Natal difícil de se ver em outras épocas do ano. Eu gosto bastante e me lembro da minha vó fritando aquelas generosas fatias de pão, previamente umedecidas em uma mistura de ovos. Lembro-me até da louça ovalada em que ela ia amontoando aquelas porções douradas polvilhando com uma mistura de canela com açúcar. O aroma percorria o apartamento dela. Então, para mim, rabanada é um verdadeiro exemplo de comfort food, uma comida que abraça.

Desejosa em saber quais pratos vocês gostariam de ver por aqui no mês de dezembro, fiz uma enquete no meu Instagram (já me segue lá? Clique aqui e comece a seguir). Recebi respostas que diziam Tender, Leitoa à Pururuca (não tenho nem forno pra isso, gentyyyy), Brandade de Bacalhau (gostei bastante deste, heim!), Salpicão Estilizado, Maionese de Camarão, Lombo de Porco Caramelizado, Lasanha de Bacalhau, Filé ao Molho Gorgonzola e até Arroz com Passas kkkkk. A Andreia Domith e Lucineia Franco sugeriram Rabanada Recheada. Como assim recheada? Procurei a receita na internet e como só tinha pão de forma em casa, fiz com ele mesmo. E como quem me acompanha em meu programa de rádio na CBN Juiz de Fora e por aqui no blog sabe o quanto eu gosto de banana, recheei com creme de avelãs e banana. Confere aí como ficou.

Rabanada Recheada com Creme de Avelãs e Banana
Rabanada Recheada com Creme de Avelãs e Banana

Agora, anote a receita:

Rabanada recheada com creme de avelãs

Ingredientes

3 ovos

1 xícara (chá) de leite

1/2 lata de leite condensado

1 pão para rabanada grande em fatias de 1cm (não tinha e fiz com pão de forma mais durinho)

1 xícara (chá) de creme de avelãs

2 bananas picadas

Óleo para fritar

Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Em uma tigela, bata os ovos, adicione o leite, o leite condensado e misture. Reserve. Pegue uma fatia de pão, coloque uma porção de do creme de avelãs, algumas fatias de banana e feche com outra fatia de pão.

Repita o procedimento com o restante das fatias de pão e o creme de avelãs com bananas (ou o recheio que quiser: só creme de avelãs, doce de leite, etc.).

Passe cada rabanada pela mistura de ovos.

Em uma frigideira antiaderente com óleo, em fogo médio, frite as rabanadas, aos poucos, até dourar dos dois lados.

Escorra em papel-toalha e polvilhe com açúcar e canela.

O que achou da receita? Que tal prepará-la porque daqui a pouco já é Natal!

Conte mais e nos siga também no Facebook e Youtube.

Um beijo e um brinde!

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também