Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Caldo verde

Creme batido com couve e linguiça ideal para baixa temperatura.

Por Claudia Figueiredo

01/06/2021 às 10h45 - Atualizada 01/06/2021 às 13h05

CALDO VERDE é  uma sopa ótima para dias frios como estes de inverno. Preparado com couve, o caldo verde é uma receita portuguesa fácil de preparar.  Além de fonte de carboidrato, proteína e gordura, é um dos pratos típicos desta época no ano.

INGREDIENTES

  • 3 batatas (cerca de 600 g)
  • 1 linguiça portuguesa (cerca de 200g)
  • ½ cebola
  • 1,25 litro de caldo de carne caseiro
  • ½ maço de couve
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meia-lua de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços.
  2. Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve as linguiças douradas numa tigela.
  3. Abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar.
  4. Acrescente os pedaços de batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa.
  5. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  6. Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. Pique  couve bem fininha e em pedaços curtos porque os fios longos de couve dificultam tomar a sopa.
  7. Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
  8. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Não deixe passar muito porque senão, ela perde a cor verde bonita. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.

Bom apetite!

O conteúdo continua após o anúncio

Confira outras receitas no meu livro Na Cozinha com Claudinha (ainda tenho alguns exemplares) e nas redes sociais @gastrocomamor.

Um beijo e um brinde

#caldo #sopa #caldoverde #nacozinhacomclaudinha #gastrocomamor

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia