Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Os aromas podem transformar os dias

A prática pode ser aplicada à decoração por meio de difusores ou sprays

Por Patrícia Alvim

03/01/2021 às 07h00 - Atualizada 02/01/2021 às 16h03

A aromaterapia, prática terapêutica que usa os óleos essenciais como base, surgiu na França em 1928 e tem sido cada vez mais utilizada no ambiente doméstico. Os óleos essenciais são moléculas aromáticas de plantas, que têm ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar.

Em casa, a aromaterapia pode ser aplicada por meio de difusores ou sprays, que permitem a inalação dos óleos essenciais dispersos nos ambientes e ainda podem ser incorporados à decoração. Hoje, os óleos essenciais estão cada vez mais acessíveis e existe uma variedade de aparelhos que permitem inalar os aromas. Sobre o universo das essências, entrevistei a Nathalie de Carvalho, proprietária da Avatim em Juiz de Fora.

Como usar as essências no ambiente?

Nathalie de Carvalho: Os aromas podem ser usados como difusores. Uma dica é colocá-los em diferentes ambientes, compondo a decoração, e podem ser ainda usados como aromatizadores, conhecido como “home spray”. O que diferencia um do outro é sua composição: difusores são à base de óleo e necessitam de varetas para dispersar os aromas; já os aromatizantes são à base de álcool, apenas precisa ser borrifado.

Quais são os benefícios?

As essências traduzem o bem-estar proporcionado pela sintonia com a natureza e, dessa forma, trazem o equilíbrio perfeito para harmonizar corpo, mente e ambiente.

Atualmente, quais as essências mais procuradas?

Na verdade, a preferência por aromas hoje varia muito com o clima e com as estações do ano. No inverno são procuradas muitas essências com notas florais como flor de algodão; lavanda provence, âmbar, condessa. Já durante o verão, notas cítricas mais frescas como alecrim, bambu, verbena, terra madre.

O conteúdo continua após o anúncio

Qual a vantagem de usar produtos naturais e sustentáveis?

Cosméticos naturais são produzidos com matéria-prima e princípios ativos disponíveis na natureza, sem a adição de ingredientes sintéticos. Os ingredientes naturais se mostraram muito benéficos para a beleza e ainda oferecem inúmeros outros pontos positivos. Na natureza, podemos encontrar os princípios ativos presentes nos cosméticos naturais. Estes cosméticos possuem ingredientes de alta compatibilidade com nosso corpo, que irão penetrar e nutrir verdadeiramente. Os ingredientes dos cosméticos naturais são biodegradáveis e, por conta disso, não interferem negativamente na natureza durante o uso no banho nem após o seu descarte.

 

Ficha técnica
Fotos: Acervo Avatim (Juiz de Fora)

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia