Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / lockdown / vacina / polícia / obituário

6 Passos para eliminar o inchaço nas pernas durante a gravidez

Por Jeanne Carvalho

12/01/2021 às 12h00 - Atualizada 11/01/2021 às 23h23

 

As pernas e os pés ficam inchados na gravidez, devido ao aumento na quantidade de líquidos e de sangue no corpo e devido à pressão do útero nos vasos linfáticos da região pélvica.

Normalmente, as pernas e os pés começam a ficar mais inchados a partir do 5º mês, podendo-se agravar no final da gravidez.

Porém, depois do parto, as pernas podem continuar inchadas, sendo mais comum se o parto for feito por cesária.

As pernas ficarem inchadas após o parto é normal. Isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada mais superficial da pele.

Este inchaço dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado se a mulher caminhar e beber bastante água.

Algumas dicas que podem aliviar o inchaço nas pernas, são:

1. Beber bastante água

A ingestão de líquido ajuda a melhorar a a função renal, facilitando a eliminação de água através da urina e reduzindo assim a retenção de líquidos.

2. Usar meias de compressão

As meias de compressão são uma ótima opção para reduzir a sensação de pernas pesadas, cansadas e inchadas, porque elas agem comprimindo os vasos sanguíneos.

O conteúdo continua após o anúncio

3. Caminhada e atividades físicas

Fazer exercícios físicos na gravidez como uma caminhada leve, pilates ou hidroginástica ajudam a aliviar o inchaço nas pernas porque a microcirculação das pernas é ativada.

Durante a caminhada e o pilates a gestante deve usar calçado e roupas confortáveis.

4. Elevar as pernas

Sempre que a grávida estiver deitada, deve colocar as pernas em cima de uma almofada alta, para facilitar o retorno de sangue para o coração. Com esta medida, é possível sentir um alívio imediato, e reduzir o inchaço ao longo do dia.

5- Escalda Pés

Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés ajuda a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de líquido. Atuando tanto nas pernas como nos pés, promovendo sensação de bem-estar.

6- Drenagem Linfática

A drenagem linfática elimina o excesso de líquido e ajuda o corpo a não reter mais líquidos através de um bom funcionamento do sistema linfático. Para isso, é necessário fazer no mínimo duas sessões por semana.

Para ajudar as gestantes que desejam ficar livres do inchaço na gravidez, e ficarem ainda mais belas durante a gestação, a  plataforma Tumaas está com uma super promoção no serviço de drenagem linfática. Cada sessão sai a R$ 49,90 no pacote fechado de 10 sessões.

 

Para agendar, basta acessar o site www.tumaas.com.br ou pelo whatsapp 32 98444 6957 e marcar o seu horário.

Esta promoção é por tempo limitado. Agenda agora seu horário.

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista, fundadora da Startup Tumaas - Plataforma de saúde da mulher e de assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Conectando gestantes a profissionais e instituições de saúde materno-infantil. Siga meu instagram.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia