Crianças e adolescentes saudáveis através da atividade física

Por Luiz Henrique Fernandes

Muito se discute sobre quando devem ser iniciados os estímulos físicos direcionados e sistematizados com relação às crianças. Logo nos primeiros meses de vida, os estímulos iniciais já podem ser dados, claro que, com muita segurança e direcionamento! A infância é o momento perfeito para começar a praticar esportes.

criança ballet
O Ballet é uma ótima atividade para as crianças.

Incentivar a prática de atividades físicas na infância é muito importante para que o esporte se torne algo prazeroso desde cedo e ajude no crescimento saudável do indivíduo.

Além de promover maior desenvolvimento motor, a atividade física na infância aumenta o desenvolvimento cognitivo. O esporte trabalha a socialização e a liderança. A criança se desenvolve para o futuro, brincando, aprendendo e assimilando melhor os movimentos.

Nesta fase, a criança vai encontrar regras, trabalho em equipe, convivência com outras crianças, professores de perfis diferentes e ensinamentos que ela levará para toda a vida.

A natação, por exemplo, é uma das atividades mais procuradas pelos pais e é muito bem aceita pelas crianças. Com o passar dos anos, outros estímulos já são possíveis de serem trabalhados, assim, o esporte vem pra suprir essa demanda.

criança piscina
A natação é quase unanimidade entre os pais que procuram atividades para seus pequenos.
criança bike
Atividades que estimulem a coordenação são sempre indicadas.

Inicialmente, a coordenação e a propriocepção devem ser o foco, evoluindo degrau por degrau! Esportes competitivos estarão cada vez mais presentes na vida dos pequenos, mas deve haver um processo de conscientização, principalmente dos pais e responsáveis, para que não haja nenhum tipo de cobrança excessiva, e assim a prática esportiva seja sempre saudável!

Não há idade para começar! Muito se fala sobre a atividade física com crianças, e se a prática pode atrapalhar o crescimento, mas, hoje em dia ainda não temos nada muito concreto cientificamente. Se o medo for com relação à sobrecarga, teríamos que proibir as crianças de saltar e até mesmo de correr, levando em conta que essas atividades geram forças que podem superar o próprio peso, detalhe que pode ser muito bem controlado numa sessão de musculação para crianças, por exemplo. Mas… musculação para crianças? Siiiim!!! Desde que acompanhada e supervisionada por um profissional de Educação Física capacitado para tal, assim o direcionamento será dado com toda a segurança necessária.

criança musculação
A musculação desde que bem orientada, pode trazer benefícios para a vida toda.

O objetivo principal dos treinos para crianças e adolescentes é primordialmente cultivar bons hábitos desde cedo, para que tenham um desenvolvimento saudável. Por exemplo, segundo o professor e pesquisador Dr. Paulo Gentil, os níveis de força estão associados à menor mortalidade em crianças e adolescentes, inclusive os mais fortes chegam a ter uma possibilidade 30% menor de cometer suicídio e 65% menos chance de ter problemas psiquiátricos. Também há evidências que menores que fazem musculação aumentam a participação em outras atividades.

Leo Karate
Esportes de luta também são ótimas opções, ajudando na disciplina das crianças.

Portanto, desde que bem orientadas, as atividades físicas só trarão benefícios para a vida e a saúde das crianças e adolescentes!!! Vamos diminuir o tempo em frente ao vídeo game e ao computador! Proporcione mais saúde e qualidade de vida aos pequenos desde sempre! Pais, mães, tios, tias, avós, amigos… ELES PRECISAM QUE VOCÊ DÊ O CAMINHO! Mostre a eles! A recompensa é garantida!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor sobre o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

 

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região. Criador do DESAFIO: Você mais saudável e mais feliz, que busca através melhorar os hábitos dos participantes através da atividade física, dicas relativas a alimentação e rotinas do dia a dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também