Descanso: tão importante quanto o estímulo do exercício físico!

Por Luiz Henrique Fernandes

Durante a realização dos treinos, independentemente do foco e do objetivo, ocorre um estresse fisiológico que  gera  a quebra do estado estável do indivíduo, ou seja, ocorre a quebra do equilíbrio das funções do organismo. Essa quebra é necessária para que ocorram as adaptações crônicas do organismo e consequentemente a evolução física do indivíduo. Para que essas evoluções ocorram, é necessário que o praticante realize um período de descanso adequado entre as sessões de treinamento. Ou seja, é necessário um período de pausa que proporcione ao organismo a possibilidade de recuperar fatores bioenergéticos, musculares e mentais que foram exigidos durante o esforço causado pelo treino.

descanso na hipertrofia 2 730x456

Assim, para que possa se atingir a evolução física, é necessário que as cargas e intensidades de treino estejam adequadas para que o estímulo ocorra de forma coerente e segura, e também se faz necessária a adequação do período de descanso para a plena recuperação.

A idade é um fator que deve ser levado em consideração para ampliar o tempo de descanso adequado e proporcionar ao praticante a sua plena recuperação. Praticantes de exercícios físicos acima de 25 anos, necessitam de períodos de intervalo mais longos após uma sessão de treino, comparado a praticantes mais jovens. Por outro lado, praticantes jovens, segundo a literatura, necessitam de longos períodos de descanso para proporcionar a adequada recuperação e com isso a melhora do desempenho. Já atletas mais experientes necessitam de um período menor de intervalo entre as sessões de treinamento, pois conseguem se recuperar rapidamente, devido as suas adaptações adquiridas com o tempo de prática.

descanso 2O gênero é outro fator que influencia diretamente na questão do tempo de descanso. De acordo com a literatura, praticantes do sexo feminino apresentam uma recuperação mais lenta. Isso ocorre por conta das diferenças hormonais, e diante disso, quando comparado aos homens necessitarão de maiores períodos de descanso.

Fatores ambientais também poderão afetar o tempo de recuperação e o período necessário de descanso. Por exemplo, se o treino é realizado em local com temperaturas baixas, essa característica do clima pode afetar a produção de hormônios específicos que auxiliam na regeneração e no período de descanso.

Enfim, o período de descanso é tão importante quanto o estímulo da atividade física! Cada pessoa tem o seu tempo necessário, e cada tipo de treino exige uma forma e uma frequência de intervalos diferentes. Através da orientação de um profissional de Educação Física é possível alinhar todos os parâmetros necessários para cada vez mais otimizar os seus resultados na prática dos exercícios e realizar tudo da forma mais segura e eficaz possível! Procure o seu professor, converse com ele e bons treinos!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

 

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região. Criador do DESAFIO: Você mais saudável e mais feliz, que busca através melhorar os hábitos dos participantes através da atividade física, dicas relativas a alimentação e rotinas do dia a dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também