Natal em família: decoração com amor e aconchego

O significado da árvore de Natal, guirlanda e cores tradicionais

Por Luiz Henrique Duarte

É verdade que o ano de 2020 foi um dos períodos mais atípicos da história mundial e principalmente aqui no Brasil. Um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, como diz a letra de Jorge Ben Jor, sofreu as consequências de uma pandemia que transformou os hábitos e costumes de muita gente, refletindo nas celebrações tradicionais. O abraço ainda será virtual, e o presente, mensagens por WhatsApp, evocando orações e boas energias. É vida que segue com ânimo e perseverança para registrar esse momento de renascimento cristão, com as decorações que começam a despontar nas fachadas e ambientes de casa. É tempo de celebrar com um novo olhar, voltado apenas para os membros da família, sem extravagâncias ou excessos, apenas com criatividade, estilo e bom gosto.

As cores como o verde e vermelho, branco, dourado e prateado apresentam significados atrelados a temas religiosos. O vermelho é o sangue de Cristo, o amor incondicional ensinado por Jesus. A cor verde, a esperança, que surge para os dias melhores. O branco, representa a paz e toda a pureza da alma; o dourado e o prateado traduzem a luz solar e o brilho das estrelas, as luzes que guiam e livram da escuridão. O mix destas cores resultam em uma conexão equilibrada e reluzente, pois cada tonalidade completa a outra. As luzes, que hoje são lâmpadas em LED, são acessórios que fazem referência à Estrela-Guia, conhecida como Estrela de Belém!

Árvore e guirlanda: saiba escolher e montar

A árvore natalina é um símbolo que atravessa gerações e representa vitalidade, força e capacidade para vencer os desafios. A sorte é representada através das guirlandas, que normalmente são penduradas nas portas de entrada. A tendência é usar as guirlandas como arranjos sobre a mesa da ceia, aparadores ou mesas de centro. Em vários materiais, como em fibras naturais, ramos de pinheiro sintético ou natural e até mesmo materiais reciclados, as guirlandas podem receber acabamentos em fitas, pinhas, bolas natalinas ou enfeites lúdicos, como fadas e ursos. A luz em LED cristal ou amarelo deve ser colocada em primeiro lugar, antes dos enfeites. O tamanho da guirlanda deverá apresentar uma circunferência proporcional à altura e largura da porta de entrada, seja os modelos pivotantes ou normais.

A árvore de Natal deverá apresentar as dimensões de acordo com o ambiente onde será exposta, lembrando as áreas laterais de circulação. Os modelos de árvores batizados com o nome de Escócia e Noruega são os mais cobiçados, por sua durabilidade e acabamentos. Para a montagem, a luz em LED deverá ser posicionada em primeiro lugar entre galhos, em seguida as bolas, pingentes, enfeites temáticos, laços. A fita, sozinha como acabamento, será o toque final. Na base da árvore, para esconder o suporte de sustentação, usa-se uma saia temática circular. Os enfeites e adornos podem ser reaproveitados e colocados de formas diferentes. Outras cores podem compor os ambientes e substituir a paleta tradicional, como o azul e rosê. Faça a sua alquimia e entre no clima. Vamos ter fé, esperando bons presságios e dias mais leves!

LUIZH IMG 9483

LUIZH IMG 9514 jpg

LUIZH IMG 9518 jpg

LUIZH IMG 9522 jpg

Ficha técnica:

Cenário: residência Raquel Esquerdo
Fotos: Casa Arrumada
Produção: Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também