Pizza sem glúten e sem lactose

Por Alice Amaral

Final de semana batendo na porta e não sabe o que fazer para lanchar? Uma boa dica é uma pizza saudável sem glúten e sem lactose.

Ingredientes:

– 01 xícara de farinha de arroz

– ¼ de xícara de fécula de batata

– ¼ de xícara de amido de milho

– 500 g batata cozida e amassada ou mandioca

– 01 colher (sopa) cheia de fermento ou 2 colheres de chá de fermento biológico

– 01 colher (chá) rasa de sal rosa

– 01 colher (sobremesa) de açúcar demerara

– ½ xícara de água (caso utilize o fermento biológico, a água deve estar morna)

– 01 ovo

– 03 colheres (sopa) de azeite

– 01 colher (chá) rasa de Agar-agar (opcional, para melhorar a massa)

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma vasilha. Mexa bem até a massa ficar boa para modelar com as mãos. Se necessário, coloque mais farinha de arroz. Unte as mãos com azeite e coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada com farinha de arroz. É necessário limpar e repassar óleo nas mãos quando a massa começar a agarrar. Deixe a massa no forno pré-aquecido a 200/250 graus por 10 minutos, dependendo da potência do seu forno. Retire a massa, recheie como quiser e deixe assar por mais 7 a 10 minutos. Rende uma pizza de quatro pedaços.

  • No caso do uso do fermento biológico, em um vasilhame coloque o fermento, o açúcar demerara, o sal, o azeite, o ovo e a água morna. Dissolva bem e só depois acrescente o restante dos ingredientes. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por no mínimo 40 minutos para o crescimento da massa. Siga o modo de preparo normal, conforme ensinado acima.
  • Uma boa sugestão de recheio é utilizar frango desfiado com tomates, cebolas, rúcula e queijos veganos, como o de castanha-de-caju.
Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também