Açaí aumenta a imunidade

Por Alice Amaral

O açaí é uma fruta típica do Brasil e muito comum em todas as regiões do país. Ele se tornou popular em forma de sucos, polpas, sorvetes, servido em tigelas e também consumido com a comida em alguns lugares do norte e nordeste. Estudos comprovaram que o açaí é abundante em fenólicos que atuam no organismo como antioxidantes, fazendo com que ele seja a fruta com o maior valor de ORAC (Capacidade de Absorção dos Radicais Oxidantes), um método de quantificação da capacidade de antioxidantes dos alimentos. Quanto maior o valor do ORAC, maior o poder do alimento em neutralizar os radicais livres.

As antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta, foram associadas à prevenção de câncer, processos alérgicos, doenças cardiovasculares e ao aumento da longevidade. Ele é rico em vitamina A, D, E, C, K e vitaminas do complexo B. Possui ferro, potássio, zinco, ácidos graxos essenciais e minerais como manganês, magnésio, cálcio e cromo, que também são antioxidantes, auxiliam na saúde óssea, dão energia, agem na contração muscular, no controle da insulina e no bom funcionamento do sistema nervoso.

Devido aos antioxidantes presentes no açaí, ele protege o nosso organismo e fortalece o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo em combater infecções por bactérias, fungos e vírus. É um alimento essencial neste momento de coronavírus em que precisamos cuidar da imunidade.

O açaí possui ação antienvelhecimento e anti-inflamatória, diminui os riscos do desenvolvimento de síndromes metabólicas, diabetes tipo 2, combate a anemia, melhora o funcionamento da função intestinal, protege o coração, atua no sistema circulatório, diminui a pressão e auxilia nas funções cerebrais, minimizando a incidência de Parkinson e Alzheimer.

Muito utilizado por quem pratica exercícios físicos, ele é um alimento bastante energético, podendo ser consumido antes ou depois do treino por auxiliar na recuperação muscular e no ganho de massa magra.  Ele também ajuda no processo de emagrecimento, pois além de ser um alimento pouco calórico (aproximadamente 60 calorias por 100 gramas do fruto), ele dá saciedade, melhora o funcionamento do intestino e acelera o metabolismo.

Porém, para aproveitar os benefícios do açaí, não deve ser misturado na fruta alimentos açucarados e ricos em gordura como leite condensado, xarope de guaraná, leite em pó e etc. Opte por consumi-lo puro ou acrescentar alimentos saudáveis que vão enriquecer suas propriedades. Confira abaixo uma receita fácil, saborosa e natural com o açaí:

Ingredientes:

– 100 gramas de açaí

– 100 ml de água de coco

– suco de meio limão siciliano

– 1 folha de couve

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também