Por que optar por uma alimentação saudável?

Por Alice Amaral

Muitas vezes buscamos nos alimentar melhor com o objetivo de alcançar o corpo dos nossos sonhos. Isso é ótimo e faz muito bem para a nossa autoestima e confiança. No entanto, a alimentação saudável oferece muito mais do que isso. Ela nos proporciona saúde, bem-estar, longevidade, energia, disposição, bom humor e uma lista enorme de benefícios.

Hoje trouxe 5 bons motivos para você começar a cuidar mais da sua alimentação:

  • Melhora na memória: Uma dieta equilibrada tendo como base legumes, frutas e vegetais ajuda a prevenir a demência e melhora o sistema cognitivo, além de auxiliar na concentração, aumentando o rendimento dos estudos e trabalho.
  • Melhora no funcionamento do intestino: O cólon é um órgão bastante propício a inflamações causadas por bactérias que vivem por ali. Uma alimentação pobre em fibras e rica em açúcares e gorduras aumenta a ação dessas inflamações e gera uma série de problemas intestinais. Para combater esses problemas o ideal é ingerir alimentos que contém fibras, como leguminosas, grãos, frutas e vegetais, pois elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e previnem a intervenção dessas bactérias.
  • Deixa os ossos fortes: Manter nossos ossos saudáveis é essencial para prevenir a osteoporose e a osteoartrite no futuro. Por isso, devemos consumir alimentos como couve-flor, brócolis, leguminosas e tofu no nosso dia a dia.
  • Reforça o sistema imunológico: Em tempos de coronavírus é mais do que necessário ingerirmos alimentos que colaborem com o nosso sistema de defesa. Espinafre, cúrcuma, alho, gengibre, açaí e kiwi são opções saudáveis e fáceis de serem inseridas na alimentação como temperos e lanches.
  • Melhor qualidade no sono: Uma alimentação saudável é facilmente digerida pelo organismo e, consequentemente, deixa o nosso corpo mais “leve”, facilitando o descanso.
Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também