Conheça os benefícios dos folhosos de cor verde

Por Alice Amaral

Devido à pandemia que estamos enfrentando, temos visto mais pessoas se preocupando com a saúde e tomando os devidos cuidados para combater o coronavírus. A alimentação desempenha um papel muito importante nesse sentido, oferecendo os nutrientes necessários para nutrir e dar resistência ao organismo. Não somente neste momento, mas durante toda a vida é importante nos alimentarmos bem para garantirmos uma longevidade saudável. As folhas verdes, por exemplo, são fontes de minerais, fibras e vitaminas que auxiliam no sistema imune, na saúde cerebral, na pele e no bom funcionamento dos órgãos. Quanto mais verde a folha for, mais benefícios ela proporcionará para a sua saúde! Confira os principais folhosos que você deve inserir na sua dieta.

Agrião: Rico em vitaminas do complexo B e A, o agrião é benéfico para o tratamento da ansiedade e da depressão, possui ação anti-inflamatória, ajuda no bom funcionamento do fígado e aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

agriao

Couve: Excelente para combater problemas digestivos, artrite, bronquite e cálculos renais, a couve é uma excelente fonte de minerais, como fósforo, ferro e vitaminas do completo B, A e C. Ela é rica em cálcio e magnésio, auxiliando o corpo a eliminar acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle e regular o funcionamento dos hormônios.

couve

Espinafre: Essa hortaliça ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele por conter vitaminas A, C e E, previne a anemia e o câncer de cólon. Por ser um alimento antioxidante, o espinafre também auxilia na saúde dos olhos, principalmente na visão.

espinafre

Folha do brócolis: Muitas pessoas acabam jogando fora e desperdiçando as folhas dos vegetais. Não faça isso, pois as folhas e as sementes dos alimentos possuem muitos nutrientes! A folha do brócolis, por exemplo, é carregada de vitaminas A, C e E, além de cálcio e magnésio. Ela é rica em antioxidantes e em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino e na desintoxicação do organismo. Ela beneficia a visão, aumenta a imunidade, diminui a pressão arterial, melhora o funcionamento do coração e previne doenças cancerígenas.

brocolis

Rúcula: Além de prevenir doenças inflamatórias do intestino por conter muita fibra, a rúcula ajuda a controlar o diabetes, previne catarata e osteoporose.

rucula

Alface: Utilizado pela maioria das pessoas na salada, o alface auxilia na perda de peso, beneficia a saúde dos olhos, da pele, do sistema cardiovascular e dos ossos. Ele ajuda a dormir melhor, previne a anemia, combate os radicais livres e contribui para prevenção do Alzheimer.

alface

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também