Pastelão de abóbora

Por Alice Amaral

WhatsApp Image 2021 03 16 at 11.59.03Olá, pessoal. Tudo bem?

A receita desta semana é uma ótima pedida para o lanche da tarde com a família.

Ingredientes para a massa

120g de abóbora japonesa
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas
3 a 4 colheres de sopa de farinha de grão de bico
1 gema para pincelar
sal a gosto
gergelim para salpicar

Ingredientes para o recheio

300g de cogumelo shitake ou palmito
azeite
80g tofu ralado
Ingredientes para a redução de balsâmico:
100 ml de vinagre balsâmico
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo

Modo de fazer

Cozinhe a abóbora, amasse com um garfo e misture ao óleo de coco. Junte a farinha de linhaça dourada, o sal e mexa bem. Coloque a farinha de amêndoas e misture. Acrescente a farinha de grão de bico aos poucos, observando a consistência da massa, até que ela deixe de grudar nos dedos. Leve à geladeira por 15 minutos, para que fique mais firme. Depois, abra a massa com um cortador de 8 cm de diâmetro, recheie metade do círculo com o shitake ou palmito, o tofu e um fio de redução de balsâmico. Dobre ao meio aperte as pontas com cuidado e coloque em um tabuleiro. Pincele os pastéis com a gema, salpique gergelim e leve ao forno a 200º por 15 minutos.

Modo de fazer o recheio

Corte o shitake em tiras finas e leve-o à frigideira com apenas um fio de azeite até que fique reduzido e mais dourado ou palmito refogado com alho cebola, salsinha. Reserve. Em outra frigideira, junte o vinagre balsâmico com o açúcar mascavo e deixe apurar até ganhar consistência de molho teriaki (leva de 5 a 7 minutos). Espere esfriar.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também