Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Prejuízos da má alimentação para a beleza

Por Alice Amaral

16/06/2020 às 08h18 - Atualizada 16/06/2020 às 08h18

Sabemos que a má alimentação propicia o aparecimento ou agravamento de diversas doenças, como o diabetes, hipertensão e obesidade. Mas você sabia que o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, sódio e de valor nutricional baixo também causa prejuízos à beleza? Cabelo, pele e unhas são os principais afetados. Confira abaixo os alimentos que combatem a esses males:

1) Cabelo fraco: Mais de 80% do cabelo é formado por uma proteína chamada queratina. Sendo assim, uma alimentação pobre em proteínas pode dificultar o crescimento do cabelo. A falta de zinco também pode prejudicar a saúde dos fios. Sua deficiência pode fazer com que eles fiquem finos, quebradiços e sem brilho. Inclua na dieta carnes magras, grãos, cereais, ovos e feijão.

2) Olheiras: Normalmente as olheiras aparecem depois de uma noite mal dormida, cansaço ou em pessoas que já tenham mais pigmentação na região. Porém, a alimentação pode maximizar ou minimizar esse efeito. Ingerir alimentos antioxidantes auxilia muito na firmeza e resistência dos vasos sanguíneos, evitando que se rompam e acumulem, formando as manchas abaixo dos olhos. Açaí, kiwi, cúrcuma e frutas cítricas são boas opções. Outros alimentos como os peixes, ricos em ômega 3, e a linhaça, que é um anti-inflamatório e protetor dos capilares sanguíneos, também podem ajudar.

O conteúdo continua após o anúncio

3) Acne: Os alimentos industrializados são os principais vilões da aparência da pele por conterem altos níveis de corantes, aromatizantes e açúcares que causam inflamação.  A ingestão excessiva de carboidrato também provoca cravos e espinhas. Os peixes e demais alimentos com ômega 3 ajudam a manter a pele bonita, assim como as frutas e verduras de cor amarela, pois contém betacaroteno, uma substância que combate processos inflamatórios.

4) Unhas: Unhas fracas e quebradiças podem estar relacionadas com a falta de vitamina A ou B, presentes na alimentação. Uma dieta saudável pode ajudar a fortificar as unhas e deixa-las mais fortes. Bons alimentos para auxiliar nesse processo são ovos, vegetais folhosos de cor escura (como a couve), abacate, batata doce e carnes.

5) Celulite: A celulite é um processo desencadeado pelo aumento das células adiposas que incham, retêm líquidos e acumulam toxinas devido à ingestão excessiva de gorduras. O ideal é que se evite alimentos gordurosos e açucarados. Para ajudar a diminuir os “furinhos” você pode ingerir chá verde, de hibiscos, de salsinha, e cavalinha, e alimentos como a cúrcuma, frutas vermelhas, limão, azeite e abacate.

Um cardápio saudável, portanto, é essencial para deixar o seu corpo e a sua beleza em dia. Evite alimentos processados, açucarados, gordurosos e cheios de sódio. Opte por frutas, verduras, oleaginosas, chás e farinhas integrais. E não se esqueça de beber água e praticar exercícios físicos, pois eles são grandes aliados na saúde!  Com o tempo você vai ver esses problemas diminuírem e sentir o seu corpo ter mais energia e vitalidade.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia