Constipação intestinal? Esses alimentos podem ajudar!

Por Alice Amaral

A constipação intestinal ocorre quando uma pessoa vai menos de três vezes por semana ao banheiro. Essa frequência – ou falta dela – causa dores abdominais, inchaço, sensação de estufamento, gases e desconforto para realizar as atividades do dia a dia. O ideal é que o médico seja procurado no início do problema para tratar a prisão de ventre, realizar exames e verificar o que há por trás da constipação. Porém, alguns alimentos podem ajudar a soltar o intestino e amenizar os desconfortos. Confira abaixo o que incluir na dieta nesse momento:

– Caqui: Cada fruta contém aproximadamente 6,5 g de fibras, fornecendo uma boa de quantidade de nutrientes que facilitarão a formação das fezes.

– Abacate: Rico em gorduras boas, o abacate também possui alto teor de fibras, cerca de 6,3 g a cada 100g da polpa.

– Cereais integrais: Excelentes para prevenir e tratar a constipação, os cereais integrais possuem muita fibra, além de outros nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

– Chia e linhaça: Com frutas, na salada ou no preparo das refeições, essa dupla garante uma potência de fibras! Compre em casas a granel e produtos naturais.

– Verduras: Alface, acelga, couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre e nabo. Consuma como salada, refogados, cozidos no vapor… O que melhor te agradar! Eles são excelentes para lubrificar o intestino e ajudar na formação das fezes.

– Água: Consumir fibras sem aumentar a ingestão de água não adianta, pois o bolo fecal precisa de líquido para ser formado e eliminado sem dores ou muito esforço. Por isso, abuse da água durante o dia. Beba no mínimo 2 litros.

– Faça exercícios físicos diariamente: Além de te dar mais energia e disposição, a movimentação também auxilia na formação do bolo fecal e alivia as dores abdominais provocadas pela constipação.

– Chás: Eles também podem ser aliados nesse momento! O chá de melissa, por exemplo, ajuda a combater os gases e facilitar a saída das fezes. O chá de ameixa preta, rico em fibras, promove o bom funcionamento do intestino. E o chá de erva doce acalma o intestino, diminui o inchaço abdominal e combate os gases.

– Evite alimentos açucarados, como refrigerantes, bolos, doces e chocolates, e gorduras trans presentes nas frituras, empanados, fast food e comidas congeladas.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também