Se alimente melhor com essas dicas

Por Alice Amaral

Com o isolamento social e a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas estão repensando a vida, principalmente na área da saúde.  Já foi mais do que comprovado que uma boa alimentação previne doenças, aumenta a imunidade, fortalece o corpo e auxilia na longevidade, sendo fundamental para uma vida feliz e saudável.

Se você também quer mudar seu estilo de vida e se alimentar melhor a partir de agora, confira essas dicas para que a sua adaptação à alimentação saudável seja consistente e tranquila:

– Opte por alimentos naturais: Evite industrializados e tente preparar suas refeições em casa a fim de fugir das frituras, dos conservantes e açúcares. Aproveite para passar mais tempo com a família, criar um momento especial com quem você gosta.

– Coma com prazer: Escolha alimentos que você tenha prazer em comer e não simplesmente porque são saudáveis. Faça preparações diferentes, busque receitas novas e não coma algo só por comer.

– Planeje suas refeições: Deixar a comida pronta para a semana é uma maneira excelente de evitar que você coma qualquer coisa na correria do dia a dia. Prepare suas refeições no domingo, por exemplo, separe em marmitas e congele. O que não puder ser congelado, como os lanches, deixe separado em potes na geladeira ou no armário de forma que seja rápido e prático para consumir.

– Mastigue com calma: Um alimento que dá saciedade é aquele que comemos com calma, mastigamos, aproveitamos a refeição. Não seja apressado ao se alimentar! Saboreie as refeições.

– Frutas são necessárias: Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Elas ajudam no bom funcionamento do intestino e a manter o metabolismo ativo mesmo entre as refeições.

– Abuse dos antioxidantes: É muito importante mantermos nosso corpo resistente, principalmente no momento atual. Os antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo doenças, combatendo o envelhecimento precoce e impedindo que bactérias, fungos e vírus ataquem o organismo. Boas opções de alimentos ricos em antioxidantes são o açaí, a laranja, a cenoura, a uva, o kiwi e alimentos de cor verde escura.

– Beba água: No mínimo dois litros por dia. A água hidrata e auxilia na disposição do corpo, além de ser essencial para transportar os nutrientes dos alimentos pelo organismo.

– Saiba o que você está comendo: Essa é uma forma de você comer alimentos que façam bem para a sua saúde. Saia do automático, leia os rótulos, procure estudar um pouco sobre aquilo que você consome.

– Procure um profissional para te ajudar: Muitas vezes precisamos do auxilio de um profissional. Ele pode verificar suas necessidades nutricionais e preparar um cardápio personalizado para você.

– Não desista: Se você está acostumado a uma alimentação ruim é normal sentir dificuldades para se adaptar ao novo estilo de vida. Fique tranquilo e não desista! Força de vontade e consistência são fundamentais para que o seu organismo se acostume à nova rotina alimentar.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também