Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

A arte de vestir a casa

Por Ana Paula Calixto

18/12/2020 às 06h59 - Atualizada 17/12/2020 às 22h04

Assim como a arte de vestir foi afetada pelo maior tempo de vida dentro de casa, também a forma de decorar os ambientes sofreu alterações. Moda e a decoração sempre andaram lado a lado, seja seguindo tendências de cores, texturas e até formatos, inclusive com peças de mobiliário e decoração assinadas por estilistas renomados e marcas de moda investindo na linha casa. Decoração e moda se completam, numa contribuição mútua. Seja nos tecidos, nas estampas, nas cores ou texturas, uma sempre usa características da outra. A combinação de cores, por exemplo, altamente explorada e explicada pela moda, é uma solução para criar espaços harmônicos e com muita personalidade.

A estética da decoração deve atender à necessidade de criar um espaço que transmita a sua personalidade, e muitas vezes o estilo pode transparecer na escolha de móveis e objetos de decoração da casa. Refletir a sua identidade para além da forma de se vestir pode ser uma opção certeira para decorar a sua casa. Afinal, ver-se naquilo que está vestindo e no ambiente que está morando traz ainda mais confiança e sensação de conforto.

Para desenvolver o seu estilo de decoração, o primeiro passo é buscar referências. Preste atenção em tudo o que gosta e vá criando o seu repertório. Treine o seu olho a prestar atenção na decoração e no design de interiores de todos os ambientes. É extremamente importante definir o que você gosta e quer, inclusive quando for contratar um designer de interiores para realizar o seu projeto. Sua casa tem que ter a sua cara!

DR com o armário

Para entender melhor qual a relação de moda e decoração que você pretende refletir em sua casa, tenha uma DR (discussão de relação) com o seu armário para buscar as verdadeiras referências da sua essência pessoal. Pesquise as suas preferências sobre cores, texturas, estampas, estilos, acessórios. Por exemplo, se o seu guarda-roupa mostra que as cores estão onipresentes em suas produções para o dia a dia, uma decoração mais divertida e com objetos coloridos pode traduzir o seu estilo, mas isso não significa que a sua casa será multicolorida e cheia de padronagens, muitas vezes somente investir em detalhes faz toda a diferença. Outra dica para levar seu estilo e personalidade para a decoração é utilizar os seus próprios acessórios, como chapéus pendurados na parede, lenços transformados em amarrações de cortinas e capas para almofadas. Aliás, ressignificar objetos é uma dica certeira e barata de como começar a decorar e transformar sua casa: a jarra pode virar vaso, o banco, mesinha de cabeceira e por aí vai! Mude os móveis de lugar e use sua criatividade para achar soluções nada óbvias.

Assim como na moda não existe mais uma tendência só, na decoração também há várias e é preciso validá-las. Os interesses, numa composição de ambiente, costumam mudar muito e não dá pra ficar trocando a roupa da sua casa toda hora! A dica é aplicar tendência em pontos, nada muito específico, para não cansar rápido demais. Numa sala, por exemplo, colocar a cor e a estampa da moda em adornos, almofadas, numa ação mais pontual do que geral, já confere uma cara nova!

O conteúdo continua após o anúncio

Sempre digo que a moda é pra te fazer feliz! E como moda e decoração andam juntas, busque colocar elementos que te tragam bem-estar na composição dos seus ambientes. Que seja só no seu cantinho, no seu quarto, cuide com carinho do seu espaço. E sempre que puder, busque a ajuda de especialistas, um bom profissional é o caminho mais certeiro para a arte de vestir a sua casa.

Decoração 2021

Tendências da estação

FORMAS ORGÂNICAS: As formas orgânicas são as tendências de decoração. Com uma abordagem mais natural e art nouveau do espaço, as formas orgânicas são o oposto das geométricas e dão ao ambiente um aspecto mais vintage e muito cool.
MADEIRA: Móveis, acessórios e itens de decoração de madeira prometem ser desejo. Eles seguem a onda de uma proposta mais orgânica e vintage e deixam o ambiente mais sóbrio e sofisticado.
MAIS COR, POR FAVOR: Salas, quartos, cozinhas – e até banheiros – supercoloridos e estampados, ao que tudo indica, será uma das grandes tendências de decoração do próximo ano.
ESPELHO REDONDO: Os espelhos são ótimos para dar um senso de amplitude para o ambiente. Os espelhos retangulares vêm perdendo a força para os redondos já há algum tempo, e para o próximo ano a grande aposta são os espelhos em esfera, independentemente do tamanho.
MÓVEIS VINTAGE: Os móveis vintage, aqueles mais antigos – ou com aspecto de vintage -, são outra das tendências de decoração que caminham lado a lado às formas orgânicas. Adicionar um item com uma vibe “antiga” ao seu espaço deixa-o sofisticado no ato.
VASOS DIFERENTES: Os vasos de vidro, cerâmica ou argila se tornaram item desejo entre as casas das fashionistas. E não é à toa, um vaso colorido ou de formato nada óbvio deixa qualquer cantinho da sua casa mais interessante e cheio de personalidade.

Fonte: Stealthe Look

FICHA TÉCNICA:

ILUSTRAÇÃO DANIBRITO @mercadodasalvacaostudio

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia