Ícone do site Tribuna de Minas

Jardim Botânico recebe primeiro encontro de Economia Circular da Alimentação

JARDIM BOTANICO FERNANDO ARQUIVO
Jardim Botânico recebe primeiro encontro sobre economia circular na alimentação. (Fernando Priamo/Arquivo TM)
PUBLICIDADE

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá receber neste sábado (24) o primeiro encontro de Economia Circular da Alimentação. O “Encontro de Integração Sensorial: ciclos e sabores da natureza” é gratuito e vai acontecer no horário de 8h30 às 11h30 na Casa de Educação Ambiental. As inscrições podem ser feitas através do link. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas. 

O objetivo da iniciativa é promover um espaço de vivência, diálogo e trocas de experiências sobre Economia Circular na Alimentação com foco em fortalecimento comunitário, preservação da natureza, relações econômicas não exploratórias e respeito aos conhecimentos ancestrais. O evento conta com o apoio da UFJF, da Prefeitura de Juiz de Fora e  da Rede Criativa de Juiz de Fora (RECRIA JF).  

PUBLICIDADE

“É um primeiro encontro experimental. Será totalmente em formato de diálogos e vivência. O fortalecimento da comunidade está no encontro entre pessoas estratégicas para viabilizar possíveis desdobramentos na pauta. Esperamos identificar necessidades de projetos e apoiar outras iniciativas que venham a surgir neste espaço de conexão”, explica uma das organizadoras da ação, Wanessa Dose Bittar.

PUBLICIDADE

Wanessa ressalta que os temas debatidos estarão dentro da perspectiva ambiental, econômica e da saúde para olhar de maneiras diferentes para questões alimentares, como debates sobre soluções que buscam resolver o problema da fome e dos preços elevados de produtos saudáveis, entre outros. “Nós precisamos melhorar nossa cultura alimentar, nossa relação com os alimentos. Precisamos entender o valor disso, os benefícios de uma alimentação saudável, é importante divulgar essas informações de tão pouco acesso.” A expectativa é de que a partir das discussões surjam desdobramentos com iniciativas que envolvam a comunidade.

LEIA TAMBÉM: Há 10 anos, Mogico une sustentabilidade a comércio coletivo

PUBLICIDADE

Entre os especialistas que irão sediar as palestras e a roda de conversa estão Waltencir Carlos da Silva, presidente da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico) e do Conselho de Segurança Alimentar de Juiz de Fora (ComseaJF); Flávia David, empreendedora socioambiental e presidente do Instituto EPROS, que desenvolve trabalho de reciclagem de óleos comestíveis; Carmem Lucas Vieira, pós-doutoranda em Restauração Ecológica na UFJF, com experiência na área de implantação e manutenção de jardins funcionais em pequenos espaços urbanos; Wanessa Dose Bittar, curadora do Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora e do Encontro de Empreendedorismo Sustentável de Juiz de Fora; e Juliana de Carvalho da Costa, professora da Faculdade de Farmácia da UFJF.

LEIA MAIS sobre Biosfera aqui.

PUBLICIDADE

Confira a programação: 

 

 

Sair da versão mobile