Juiz de Fora vai passar de 50 toneladas de lixo reciclado por mês para cem toneladas. Esse é o objetivo do Projeto Lixo Zero, que foi anunciado, na última segunda-feira (5), pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e já está funcionando na cidade. A medida faz parte de uma série de ações ambientais divulgadas em comemoração aos 173 anos do município e visa ao aumento da cobertura da coletiva seletiva para mais 51 bairros e dois territórios de Zonas Especiais de Interesse Social.
Durante o anúncio, a diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luisa Guimarães, disse que o projeto vai ampliar as rotas de coleta seletiva do município de 60% para 90%. Com isso, a cidade assume a décima posição no ranking nacional de cidades com coleta seletiva entre os municípios com população acima de 500 habitantes.
Para conseguir atender toda a área, o Demlurb aumentou a equipe para atuar na nova rota e realizou planejamento com rotas noturnas e diurnas, sem precisar de mais equipamentos. Segundo o departamento, serão recolhidas diariamente quatro toneladas de material reciclável, o que deve gerar uma média anual de 1.150 toneladas de materiais recicláveis coletados na cidade. No ano passado esse número foi de 892 toneladas apenas com a coleta seletiva.
Todo o material coletado é destinado a associações de catadores de Juiz de Fora, que possuem convênio com a PJF. No total, 71 famílias que têm na reciclagem uma fonte de renda serão impactadas pelo projeto. “O objetivo do projeto é sensibilizar a população para um consumo mais sustentável que compreenda também uma sensibilidade quanto à destinação correta dos resíduos, incentivando a reciclagem e contribuindo com a preservação do meio ambiente”, informou o Demlurb.
Além do aumento da coleta, o projeto também vai promover ações educacionais nas escolas de Juiz de Fora em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No total, 16 escolas da rede municipal vão receber as ações ambientais neste ano. Além disso, são realizadas coletas itinerantes em praças públicas e a ação “Coleta Seletiva na Praça”, que acontece todas as quintas-feiras, de 9h às 17h, na Praça da Estação.
Como funciona a coleta em JF
Além da coleta nas residências, da mesma maneira que é feita com o lixo orgânico, existem lixeiras específicas espalhadas tanto nas vias de Juiz de Fora, como dentro de empresas e condomínios. As cores diferentes servem para separar cada tipo de material, sendo que as lixeiras amarelas são para metais; as azuis, para papel; as verdes, para vidro; e as vermelhas para plástico. Rotineiramente, o caminhão de coleta seletiva do Demlurb passa por esses lugares recolhendo o material que pode ser reutilizado.
Quando chegam nas associações, os resíduos passam por uma triagem e higienização. Após essa fase, os catadores vendem o material para indústrias da cidade que transformam e reutilizam os materiais para a fabricação de matéria-prima e outros produtos.
Entre os benefícios do descarte correto estão a conservação do solo, a prevenção da contaminação da água e a preservação do meio ambiente. Os horários destinados à coleta seletiva podem ser conferidos no Portal do Demlurb.
Confira a lista completa com novos bairros e localidades atendidos pela coletiva seletiva:
Segunda-feira:
Vila Ideal
Solidariedade
Granjas Primavera
Granjas Betel
Retiro
Vila da Conceição
Vila São José
Jardim Esperança
Floresta/Florestinha
Guaruá
Terça-feira:
Santo Antônio
Poço Rico
Santa Tereza
Vila Ozanan
Furtado de Menezes
Quarta-feira:
Nossa Senhora de Lourdes
Tiguera
Conjunto JK
Parque Burnier
Costa Carvalho
Cond. Porto do Sol
Cond. Tiguera
Parte Vitorino Braga
Santos Anjos/Santa Cândida
Terras Altas
Quinta-feira:
Nossa Senhora Aparecida
Grajaú
Alto Grajaú
Progresso
Borborema
Morro da Glória
Parte Vitorino Braga
Três Moinhos
Sexta-feira:
Bonfim
Vila Senhor Nenem
Santa Rita
Jardim das Flores
Bom jardim
Linhares
Santa Paula
Marumbi
Sábado:
Aracy
Bosque dos Pinheiros
Jardim do Sol
Cesário Alvim
São Bernardo
Parte Santa Candida
São Sebastião
São Benedito
Bom Sucesso
Vila Alpina