Ícone do site Tribuna de Minas

Grupo Solar prepara-se para inaugurar uma nova fase

institucional fusco capa
redacao tribuna de minas by fernando
Equipe do Grupo Solar de Comunicação e colaboradores que divulgam diariamente informação e opinião para o público de Juiz de Fora e região (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

O Grupo Solar de Comunicação entra numa nova fase em 2019, investindo ainda mais no jornalismo multiplataforma e na integração entre os veículos impresso e digital. As mudanças são uma aposta na renovação dos meios. Também se fazem necessárias diante da mobilidade dos suportes e das alterações de hábitos dos consumidores da informação. Ao mesmo tempo, a empresa reafirma a importância do investimento no jornalismo investigativo, sério e de qualidade, feito por uma das maiores e mais qualificadas equipes do interior do Brasil, que inclui profissionais premiados e de formação especializada.

Somos hoje o grupo de comunicação mais sólido da cidade e da Zona da Mata, tendo um portal com média de 3,6 milhões de visualizações mensais, um jornal impresso e duas rádios, Solar FM e CBN Juiz de Fora, que em breve se tornará FM. Os veículos atingem uma região com mais de dois milhões de leitores, ouvintes e internautas potenciais, servindo como importante articulador das pautas de interesse social, econômico e político de municípios do entorno. As alterações estão sendo preparadas no sentido de ampliar a oferta de serviços de informação para o cidadão. Para isso, a TMTV, canal audiovisual on-line da Tribuna de Minas, terá consolidada uma nova estrutura, e o grupo se fará presente de maneira mais consistente com uma grade de programação diária em vídeo, no site e nas redes sociais, para que o nosso público fique ainda mais informado e por dentro das notícias, além de entretenimento, opinião e análise.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Grupo Solar de Comunicação apresenta novos projetos para 2019

PUBLICIDADE

Dentro desta profunda transformação permeada pelo digital, a diretora do Grupo Solar, Suzana Neves, ressalta que também foi implementado o TM Zaz, “o único classificado digital genuinamente da região, que atende a todos os perfis de usuários: mercado imobiliário, setor automotivo, pequenos negócios, etc. Para os próximos meses, projetos em desenvolvimento preparam produtos exclusivos para assinantes, como uma forma de premiar a fidelidade do público consumidor de informação com a marca Solar de qualidade”. Suzana lembra que, para tanto, está em processo de digitalização todo o acervo da Tribuna de Minas, desde sua fundação em 31 de agosto de 1981, incluindo célebres cadernos especiais, como “Juiz de Fora em dois tempos”, “Museu Mariano Procópio”, “Revista da Rua Halfeld” e as revistas “Imigrantes” e “Parques de Minas”.

“Estes conteúdos, que documentam a história de Juiz de Fora e região nas últimas quatro décadas, serão disponibilizados em um espaço exclusivo para assinantes.”

Para a diretora Márcia Neves, acompanhar a evolução digital é um desafio a ser enfrentado de forma permanente, pois, na sua avaliação, quem não se atualiza está fora do mercado.

PUBLICIDADE

“É por conta desse cenário que estamos fazendo investimentos em equipamentos e pessoas. Nossos colaboradores são formadores de opinião em suas áreas e estão ligados ao tempo real que permeia a informação.”

O grupo compreende que, neste momento, o jornalismo precisa reafirmar a sua importância na vida dos cidadãos, levando não só informação de qualidade, mas permitindo que o público, cada vez mais exigente e participativo, consiga analisar os principais acontecimentos da sociedade por meio de reportagens com profundidade e dados, além de colaborar ativamente para as discussões que dizem respeito a seu cotidiano, através de ferramentas interativas. Para isso, sempre houve o compromisso, agora reafirmado, de investir em uma equipe que se qualifica com frequência.

Evento na última terça-feira, no Trade Hotel, reuniu autoridades, como o prefeito Antônio Almas e o presidente da Unimed JF, Hugo Borges, que foram recepcionados pela diretora do Grupo Solar, Suzana Neves, e pelo colunista Cesar Romero (Foto: Fernando Priamo)

Desde a primeira edição da Tribuna, em 1º de setembro de 1981 – editor-geral a partir de 1995 -, o jornalista Paulo César Magella é testemunha da evolução da informação. Da linotipia ao tempo real do mundo digital, um ponto se mantém como vetor dos nossos veículos: a qualidade de seu conteúdo, que fez, faz e continuará fazendo a diferença.

PUBLICIDADE

“Hoje todos têm informação, mas somente os meios formais de comunicação detêm a preocupação com o contraditório e com a apuração profunda. O Grupo Solar, desde o seu primeiro editorial, quando traçou suas Razões e Objetivos, tem esse princípio como uma cláusula pétrea instalada em todas as nossas plataformas.”

Para o momento, ampliamos o espaço de colunas, artigos e crônicas em nosso veículo, mantendo a rigorosa formação jornalística no campo editorial do jornal como condição para contratação destes profissionais e contando com a parceria de pessoas de outros setores que reforçam a equipe de colunistas e blogueiros, e que são referências em suas áreas de atuação.

A editora executiva de integração da Tribuna de Minas, Marise Baesso, que visitou algumas redações pelo país e vem estudando as estratégias de veículos de comunicação existentes em cidades de porte médio, como Juiz de Fora, entende que “renovar alguns processos na comunicação é natural e essencial ao longo dos anos. Estamos acompanhando as tendências que já deram certo em outros grupos pelo país e também entendendo o que o nosso público, em particular, quer e quais as suas expectativas.” Marise ressalta que o seu cargo foi criado recentemente “com esta proposta de integrar e estimular os profissionais da redação a desenvolverem suas habilidades multimídias, mas sem prejudicar o jornalismo sério e de qualidade, que se encaixa na busca da manchete exclusiva e precisa, mas também atraente nas mais diferentes plataformas”.

A editora lembra que a Tribuna passou por muitas outras mudanças ao longo dos seus 38 anos, principalmente relacionadas a novos projetos gráficos no impresso e a novos desenhos para o site.

PUBLICIDADE

“Desta vez, porém, a mudança está relacionada mais à forma de apresentar notícias e opiniões ao público. Ao invés de chegar ao juiz-forano e a outros públicos somente pelos textos, a Tribuna está cada vez mais próxima por meio de vídeos, de gráficos interativos que acompanham nossas matérias no site e de colunistas que falam com o público sobre assuntos específicos.”

Entre as mudanças mencionadas pela editora está, por exemplo, a publicação da nova coluna do assistente social e gerontólogo José Anísio Pitico da Silva. “Se detectamos que a sociedade juiz-forana está envelhecendo, até mesmo com um índice de idosos acima da média nacional, precisamos falar para este público e entender que sociedade é essa que teremos no futuro. Por isso, convidamos o Pitico para falar sobre assuntos como envelhecimento, como a cidade trata seus idosos, como conviver com o Mal de Alzheimer, quem serão os cuidadores de idosos etc.”

Cadernos especiais

Além do jornalismo diário, a Tribuna oferece a seus leitores projetos especiais de reportagem, com textos mais analíticos, abordagens mais abrangentes e aprofundadas. Um produto que recebe projeto gráfico diferenciado tanto no jornal impresso como no formato digital, onde é possível explorar melhor as fotos, as entrevistas e os vídeos. Em 2018, foram destaque os projetos “Tempo Punk”, produzido pela equipe do Caderno Dois, que fez um resgate do movimento em Juiz de Fora; “Constituição 30 anos”, que envolveu toda a redação e entrevistou personagens históricos deste marco da democracia brasileira; e “Paraibuna: vida que corre”, em que a reportagem percorreu o rio desde a sua nascente, revelando sua transformação ao longo de todo o curso, seus problemas e seu potencial econômico, ambiental e turístico.

PUBLICIDADE

Para 2019 estão previstos, pelo menos, 16 cadernos especiais que abrangem os mais diferentes assuntos. Para março, chegam às bancas e ao portal os suplementos “Somos Energia”, “Mulheres de Luta”, “Especial Pet” e “Dia Mundial da Água”, produzidos pelos repórteres, editores e fotógrafos que formam a redação da Tribuna. As regiões da cidade, como a Zona Norte, a Centro-Sul e a Cidade Alta, também terão espaço nestes projetos e contam com a parceria da Gente de Conteúdo Comunicação, encabeçada pelas jornalistas Lucimar Brasil e Carmen Calheiros. Também nesta simbiose serão veiculadas, ao longo do ano, quatro edições da revista “Vida+Saúde”, que vai destrinchar o cenário da saúde.

Mais dinamismo e interatividade na nova redação da Tribuna

A nova redação da Tribuna de Minas está mais dinâmica, interativa e não se divide mais entre integrantes do veículo digital e do impresso. Somos todos produtores de conteúdo multiplataforma para o Grupo Solar de Comunicação, buscando decodificar como a notícia chegará de forma mais rápida e eficiente ao leitor, por meio de nossos perfis nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – e, obviamente, através da informação mais aprofundada no site, nas rádios e, no dia seguinte, no impresso. Tudo isso contando sempre com a colaboração de nossos leitores, ouvintes e usuários do ambiente digital através de nossos canais de interatividade, seja com informações relevantes que nos levem à apuração mais acurada, seja com questionamentos, críticas e sugestões.

O investimento nas plataformas digitais fez com que reelaborássemos nossa dinâmica de produção. O departamento fotográfico, por exemplo, evoluiu para um Departamento de Imagens, responsável pela cobertura fotográfica, mas também pela produção dos vídeos que compõem nosso fluxo de programas nas redes sociais e na TMTV, sejam eles minidocumentários, quadros fixos e séries especiais. A repercussão das reportagens entre os usuários do site e das redes sociais é acompanhada ininterruptamente através de diversos mecanismos de monitoramento em tempo real. Desta maneira, conhecendo o comportamento dos internautas, o conteúdo oferecido é melhor qualificado, ou seja: uma maneira de o Grupo Solar “ouvir” o seu público, pautando seus trabalhos não só pelas necessidades, mas também pelo interesse.

TMTV: o que o público poderá acompanhar

Para a adequação às novas exigências do jornalismo, a redação ganhou o Departamento de Imagens. A edição do material que abastece a TMTV é realizada neste setor, onde são produzidos os vídeos para nossas reportagens e ainda os programas que compõem a nossa grade: Encontro com CR, Mesa Quadrada, Primeira Sessão, Agenda Cultural, Direto da Redação, Previsão do Tempo, Painel, entre outros que estão sendo preparados para incrementar a nossa programação, entre eles um novo quadro de debates, o Cenário, capitaneado pelo editor geral e colunista Paulo César Magella. Também vão estrear na TMTV os programas Manual da Vida Adulta, com Roberta Abramo, Programa da Alcione, com Alcione Marocolo, Papo de Buteco, com Airton Soares, e Programa Experimenta, com Flávio Fusco.

O Editor Geral da Tribuna, Paulo Cesar Magella, lembrou, durante o evento de terça-feira, a história do grupo, iniciada com o empresário Juracy Neves (Foto: Fernando Priamo)

Investimos no aparelhamento de dois estúdios: um com decoração mais aconchegante, para gravação de programas diversos em ambiente separado, e outro instalado no coração da redação, de onde podemos entrar ao vivo pelas redes sociais a qualquer momento. Esta grade diversa oferece jornalismo de serviço, cultural, político, informativo, social, esportivo e muitos outros, podendo ser acompanhada não só no portal da Tribuna, mas também pela nossa página no Facebook e pelo nosso canal no YouTube, que veiculam nossos conteúdos audiovisuais tanto ao vivo, via streaming, quanto os previamente gravados. A grade completa da TMTV entra no ar na segunda quinzena de março.

Os colunistas

O jornalismo mantém como gênero preponderante o informativo, no qual os jornalistas buscam a maior objetividade possível nas suas apurações, com a obrigação de investigar e ouvir todos os lados antes de publicar qualquer fato. No entanto, hoje é preciso abrir maior espaço para a reflexão e análise, assim como buscar o frescor de textos mais leves, retomando a crônica cotidiana.

Com este propósito, o Grupo Solar de Comunicação ampliou a sua equipe de colunistas. Entre os novos convidados que escrevem semanalmente e que estreiam por aqui em março, está o gerontólogo e assistente social José Anísio Pitico da Silva, com a coluna “O idoso e a cidade”, publicada às sextas-feiras. O jornal também abrirá espaço para o olhar cuidadoso do jornalista Renan Ribeiro, que terá a coluna “É logo ali” publicada aos sábados. Ainda para escrever e analisar acontecimentos do cotidiano, o jornalista Marcos Araújo terá a coluna “3MilToques”, às quintas-feiras.

Nos Esportes, o jornal retoma colunas e traz novidades quase diariamente com as impressões sobre as equipes e os acontecimentos locais, além dos campeonatos nacionais e internacionais. Visões particulares, detalhes amplificados, críticas e observações sobre o cotidiano do esporte em Juiz de Fora, no Brasil e no mundo estarão no radar do time de colunistas formado por Bruno Kaheler, Renato Salles, Gabriel Ferreira Borges e Leonardo Costa. Cesar Romero, com mais de 40 anos de carreira, segue firme em nossas páginas e em nosso site como o mais respeitado colunista de toda a região.

Dentro desta mesma perspectiva de trazer opinião embasada e os bastidores da Política, Paulo César Magella se mantém à frente do Painel. As jornalistas Daniela Arbex, Júlia Pessôa e Wendell Guiducci se consolidam também como importantes colunistas da Tribuna, elaborando reflexões que vêm, semanalmente, tendo grande repercussão local e nacional. Júlio Black continua à frente da coluna “…E obrigado pelos peixes”, que trata de cinema, séries, música, quadrinhos e uma variedade de assuntos ligados ao universo nerd. Na Economia, o jornal mantém a parceria com economistas da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob o comando da economista Fernanda Finotti, na coluna semanal “Conjuntura & Mercados”, e com o Sebrae, cuja equipe é responsável pela coluna “Bom pra negócios”.

Blogs

Além dos jornalistas da Tribuna de Minas, um grande elenco de convidados, como Pitico e Fernanda Finotti, encorpa o grupo de colunistas e blogueiros. Sobre arquitetura, decoração e design, escrevem quinzenalmente os arquitetos Alethéia Westermann e Luiz Henrique Duarte. As últimas da moda são assunto para a dupla Carol Neves e Marcela Menezes, fundadoras do Do Meu Closet Pro Seu, e também para Patrícia Alvim e Camila Villas. O personal Luiz Henrique Fernandes escreve, semana sim, semana não, no blog Corpo em Movimento, em que dá dicas e demole mitos sobre a atividade física. Publicitários de Juiz de Fora se revezam na criação de textos sobre o mercado das agências na coluna “Da sacada”.

Gastronomia, um dos interesses que mais cresce entre o público leitor, também está na mira da Tribuna. Além da seção semanal “Gastrô +”, de Júlia Pessôa, com dicas de comidinhas, bares e restaurantes, reforçam a mesa o colunista Airton Soares, com as “Dicas: Butecos de JF”, que mapeia os melhores points para aquela cerveja gelada e o indispensável tira-gosto, e Cláudia Figueiredo, com assuntos variados ligados à culinária. Já a jornalista Etienne Carvalho, do blog “Vinho Tinto”, dá preciosas dicas sobre a bebida de Baco. A médica Alice Amaral, especialista em nutrologia, aborda temas que aliam saúde e alimentação. Completa o time a jornalista Marisa Loures, que traz semanalmente novidades e entrevistas com personalidades da literatura.

Laços estreitados com empresariado

As novidades do Grupo Solar foram oficialmente apresentadas no evento “A história não para”, realizado no Trade Hotel na última terça-feira (19). O encontro reuniu as agências de publicidade da cidade, empresários dos mais diversos segmentos, como saúde, educação, imóveis, automóveis, entre outros, formadores de opinião e políticos, como o prefeito Antônio Almas (PSDB). Entre os assuntos principais da noite estavam a credibilidade e a solidez do grupo, chanceladas pelos números de leitores do jornal, dos ouvintes das rádios, dos acessos ao portal e do engajamento feito pelos seguidores nas redes sociais, além da qualidade do conteúdo produzido pelos jornalistas, pelo time de colunistas e pelos apresentadores da TMTV.

O gerente comercial, Luiz Lyra, ressaltou que o encontro no Trade reuniu formadores de opinião e representantes de marcas de referência da cidade e região, que puderam conhecer as novidade e os projetos do Grupo Solar para o ano de 2019 (Foto: Fernando Priamo)

Todos esses resultados na audiência fazem com que o Grupo Solar desponte como o principal veículo para a divulgação de marcas, produtos e serviços, em especial nas estratégias de marketing de conteúdo, tendência no âmbito do marketing digital. Atualmente, o grupo conta com uma equipe de jornalistas exclusiva, responsável por produzir o conteúdo patrocinado, presente na edição impressa, no portal e nos cadernos especiais.

O gerente comercial do Grupo Solar, Luiz Lyra, afirma que a expertise presente em nossos profissionais vai transformar e impactar positivamente o mercado local. Ele destaca que o momento atual é de materialização de um trabalho iniciado em 2018, no qual as pessoas estão compreendendo estes novos formatos e perspectivas. “Buscamos reunir neste encontro expoentes, formadores de opinião e marcas de referência para que venham a se tornar multiplicadores. Nosso grupo é apaixonante e formado por pessoas focadas e que produzem conteúdo de qualidade.”

Sair da versão mobile