Ícone do site Tribuna de Minas

Guia de aleitamento materno para gestantes

InShot 20200816 2317228101
PUBLICIDADE

 Estamos no mês de agosto, mês de promoção e incentivo ao aleitamento materno. Para esclarecer pontos importantes sobre a amamentação, compartilho com vocês essas orientações para as gestantes e mamães que querem ter uma amamentação tranquila.

Para começar, é importante você saber que o estômago do seu bebê é pequeno por isso ele mama várias vezes ao dia sendo a livre demanda o ideal para o seu bebê. Livre demanda é a oferta de peito sem horários fixo ou programados para a amamentação.

Ao nascer, o estômago do bebê é do tamanho de uma cereja, suportando apenas cerca de 7 ml de leite. Com o passar do tempo, ele vai aumentando juntamente com o tamanho do bebê, conseguindo suportar entre 80 e 150 ml no fim do primeiro mês de vida.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

COLOSTRO

Os primeiros dias após o parto, as mamas parecem flácidas, siando pequena quantidade de leite chamado colostro, de cor amarelada e transparente. Apesar dessa pequena quantidade, o colostro alimenta e protege o bebê contra infecções nos primeiros dias, pois tem mais proteínas e anticorpos que o leite e, ainda estimula o intestino da criança a se desenvolver.

PUBLICIDADE

APOJADURA

Após alguns dias ocorre a descida do leite ou apojadura: as mamas ficam mais cheias e endurecidas e produzem grande quantidade de leite.
No início, a quantidade de leite produzida é maior que a necessidade da criança. É recomendável que o leite seja retirado por ordenha manual para o corpo ir equilibrando a quantidade de leite produzido. Mais ou menos 15 dias após o nascimento, as mama ficam flácidas mas o corpo continua a produzir leite suficiente.
Pra manter a produção adequada de leite, é importante ingerir muito líquido, descansar, manter a calma e persistir na frequência das mamadas.

 

PUBLICIDADE

Como amamentar seu bebê

 

Sair da versão mobile