Nesta segunda-feira, 30, começou a Semana Literária da Liga dos Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (LeiaJF). Realizado no Espaço Cultural dos Correios, o evento se estenderá até a próxima sexta-feira (4), com lançamento de livros, conversa com escritores, palestras e contação de histórias.
Logo no primeiro dia, os visitantes puderam vivenciar o clima do evento. Às 10h, houve uma conversa com escritores. Ao meio-dia, a autora Rita Almeida ministrou a palestra “Minicontos com encantos”. Na sequência, Paulo Bergo apresentou seu romance “48 horas para o monge”. Já ás 14h, mais uma rodada de conversa com escritores foi seguida por uma sessão de contação de histórias com Marisélia Souza.
Na terça-feira, o evento segue com bate-papos com escritores a partir das 10h. Ao meio-dia, acontece o lançamento de “O juízo inicial”, do poeta Rodrigo Bandeira, e a apresentação de romance por Leandro Jabour. O dia ainda conta com o pré-lançamento de “48 horas para o monge”, de Paulo Bergo, e o lançamento de “Olhos de Esmerada”, de Alice Gervason, às 15h.
A quarta-feira oferece novas oportunidades de conversa com autores da LeiaJF, às 10h e às 14h. Ao meio-dia, Geísa Vidal lança “Peregrina em voo noturno” e Thalita Delgado apresenta “Sorrindo & chorando”. Para a parte da tarde, está agendada uma contação de histórias, com o título “A menina rara.” A apresentação é da autora Marisa Timponi. Em seguida, às 16h, o escritor Maurílio Nogueira apresenta o livro “Semeando ideias.”
Na quinta-feira, a programação começa com a palestra “Escrita criativa”, de Rosângela Rossi, às 10h. Às 11h, Avani Gorne apresenta sua coleção de álbuns de figurinhas. Mais tarde, às 16h, o escritor e professor Wagner Lacerda ministra uma palestra sobre “Histórias e quadrinhos”, seguida pela palestra “Literatura de terror e seus personagens”, com Artur Laizo.
Encerrando a Semana Literária, a sexta-feira será aberta com a palestra “Poesia, a catarse da alma”, às 10h, por José Renato Amorim. Às 11h, Paulo Bergo retorna com a apresentação de “48 horas para o monge”. A programação finaliza, às 15h, com a escritora Wanda Ferreira, que fará a palestra “Contos africanos”, seguida pela contação de histórias “O boi maluco”, conduzida por Paulo Bergo.
Durante todo o evento, os participantes poderão contar com a presença da boneca Pipoquinha, personagem da escritora Alessandra Riveli.