Ícone do site Tribuna de Minas

Reabertura do Parque do Museu depende de parecer técnico

PUBLICIDADE

Embora tenha feito um relato ao prefeito Bruno Siqueira sobre as ações desenvolvidas durante o período de férias, o vice, Antônio Almas, já tinha tomado providências quanto às sugestões para reabertura do parque do Museu Mariano Procópio – o único fechado – à visitação pública, para pessoas com cartão de vacinação contra a febre amarela. Médico por profissão, encaminhou as sugestões para a Secretaria de Saúde, instância habilitada a avaliar todas as possibilidades. Como se trata de uma demanda técnica, Almas entende que a decisão precisa estar embasada em pareceres consolidados. Ele citou que há controvérsias, por exemplo, quanto ao tempo de quarentena para a vacina. Alguns entendem ser dez dias o período necessário, mas, se depender dele, seria de um mês, para garantir imunização cem por cento. A decisão, agora, caberá ao prefeito mediante as recomendações da área de saúde.

Menção Vera Faria

A Menção Honrosa outorgada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora anualmente às mulheres que se destacaram na vida do município passará a ser denominada Menção Honrosa Vereadora Vera Faria. A mudança na Resolução nº 1.085, de 1997, foi proposta pelo vereador Rodrigo Mattos (PSDB) como forma de homenagear a primeira mulher a ser eleita vereadora pelo município. O texto segue para aprovação no período legislativo a ser iniciado após o carnaval. Sendo aprovada, a mudança já contempla as homenageadas de março deste ano. Vera ingressou na vida pública em 1939, convidada pelo então prefeito da cidade, Raphael Girigliano. Atuou como vereadora entre 1967 e 1971, período no qual exerceu também o cargo de secretária da Comissão Executiva do MDB.

Candidato da Rede

Lideranças da Rede Solidariedade já estão preparando a visita a Juiz de Fora do professor João Batista Mares Guia, que teve sua candidatura lançada pelo partido a governador, no último sábado. Ex-secretário de Educação de Minas, ele se apresenta com um discurso crítico tanto ao senador Aécio Neves quanto ao governador Fernando Pimentel. O partido, em seu evento em Belo Horizonte, deliberou também que acolherá candidaturas avulsas ou cidadãs – como estão sendo chamadas – para participar das eleições de 2018. João Batista é irmão do ex-ministro Walfrido Mares Guia, que chegou a ser vice-governador de Minas e acabou sendo envolvido no mensalão mineiro articulado para a reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB).

PUBLICIDADE

Prefeitos em BH

Paradoxalmente, o evento será na sede do Governo de Minas, de quem os prefeitos mais reclamam. Será nesta sexta-feira (2) o Encontro de Prefeitos Mineiros promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), das 9h às 13h, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em pauta, a situação financeira dos municípios e a tentativa de solução quanto à quitação da dívida do Estado com as administrações municipais. No ato de convocação, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, prefeito de Moema, diz que a expectativa da entidade é reunir cerca de 500 prefeitos de todas as partes do estado. “Estamos fazendo uma grande mobilização para isso”, destacou.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile