A Justiça Eleitoral, em sua página digital, está apresentando seis dicas do TRE para o eleitor votar com tranquilidade. Pelo sistema DivulgaCandContas, ele ajuda a cumprir a primeira delas: escolha a candidata ou o candidato. A segunda é a velha e eficiente colinha, sobretudo numa eleição em que o número dos vereadores tem cinco dígitos. Ela é permitida na cabine de votação.
Simulador de votação é das das mais recentes dicas do TRE
A terceira das dicas do TRE, a terceira dica é a separação do documento e verificação do local de votação. Além do app, o eleitor pode consultar seu local de votação no site do TSE. Basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento. A quarta dica é treinar o voto na urna eletrônica. É possível simular o voto usando o Simulador de Votação do TSE. A ferramenta ajuda a se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual segundo turno.
Denúncia de desinformação deve ser feita para o número 1491
A quinta e a sexta dicas do TRE envolvem o comportamento em torno de manifestações. A boca de urna é proibida no dia das eleições, mas é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos como forma de manifestação de preferência, mas é importante – e se trata da sexta dica, ficar atento às informações, sendo importante a checagem para avaliar sua veracidade. O SOS voto é o disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitorais nas redes sociais. Basta ligar para o número 1491.