Ícone do site Tribuna de Minas

Painel 30-04-16

Posse prestigiada

PUBLICIDADE

Com a presença expressiva de empresários e políticos, a posse de João Matos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ontem, indicou o prestígio do empresário nesses dois segmentos, o que, como ele próprio tem destacado, amplia suas responsabilidades à frente de pasta tão estratégica. Ele substitui André Zuchi, que, por razões particulares, pediu para deixar o Governo depois de ter atuado consecutivamente nas gestões de Custódio Mattos e Bruno Siqueira. Era o titular dessa pasta desde a sua criação, em 2013. O prefeito enfatizou sua expectativa positiva na gestão do novo secretário por conta não só do seu conhecimento das demandas do setor em Juiz de Fora mas também pelo trânsito que tem nas instâncias de poder.

 

PUBLICIDADE

Pouco tempo

João Matos, que atua em vários segmentos, especialmente no de buffet, é vice-presidente da Associação Comercial e um dos mais ativos da entidade. Presente à solenidade, o presidente da associação, Aloísio Vasconcelos, disse que compareceu para cumprimentar o amigo e o prefeito Bruno Siqueira “pela feliz escolha”. E enfatizou: “se a associação tivesse sido consultada, certamente, iria indicar o nome do João para o cargo. Lamento por esta decisão ter sido tomada faltando menos de um ano para o encerramento da atual gestão. Não sei se ele terá tempo para montar sua equipe, o que leva pelo menos uns seis meses, para atuar”.

 

‘Pequeno expediente’

O ex-senador Pedro Simon foi o entrevistado, ao vivo, ontem, do programa “Pequeno expediente”, da CBN, ocasião em que defendeu a continuidade da operação Lava Jato, pois, no seu entendimento, ainda há muito para ser apurado envolvendo não apenas as instâncias do Governo mas também da oposição. Ele questionou o balcão de negócios que se estabeleceu na política e apontou o ex-presidente José Sarney como criador dessa prática. Para garantir seu mandato e ainda ampliá-lo para cinco anos, Sarney fez acordos de toda sorte. Hoje, essa prática se repete, criando o cenário que é visto atualmente no Governo federal e nos estados.

 

PUBLICIDADE

Outros tempos

Simon recebeu os jornalistas no Instituto Itamar Franco, na antiga sede do Banco de Crédito Real, onde estão expostos, principalmente, documentos e material do ex-presidente quando este ainda era jovem e iniciava a sua carreira política. Ele falou à CBN, depois, gravou um depoimento para o próprio instituto e, posteriormente, concedeu entrevista coletiva. À noite, fez palestra no Museu de Artes Murilo Mendes, quando falou de sua trajetória e das diferenças do atual cenário com o de 1992, quando Itamar Franco assumiu a Presidência na vaga de Fernando Collor, cassado pelo Congresso. O instituto tem como meta trazer outros convidados para palestras em Juiz de Fora, mas ainda não anunciou o próximo encontro.

Sair da versão mobile