Ícone do site Tribuna de Minas

Painel 28-09-16

Com os empresários

PUBLICIDADE

Sem a presença das candidatas Victória Mello (PSTU) e Maria Ângela (PSOL), os demais candidatos a prefeito foram sabatinados ontem diante de uma plateia composta basicamente por empresários no debate promovido por Associação Comercial, CDL, Associação de Bares, Restaurantes e Similares, Centro Industrial e Sindicomércio-JF. Dividido em três blocos – mas Noraldino, por razões de agenda, só participou das duas primeiras etapas -, o evento serviu para o setor produtivo avaliar os postulantes ao cargo. Foi um debate tranquilo, mas revelador do que pode ocorrer nos próximos dias, uma vez que os candidatos, à medida que se aproxima a eleição, costumam subir o tom. Foi o que aconteceu em alguns momentos, especialmente entre os candidatos Bruno Siqueira, Wilson da Rezato e Noraldino Júnior.

 

Compromisso

Hoje, às 9h, os candidatos devem se encontrar, mas não será para discutir suas metas. A convite da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Zona da Mata, eles devem assinar um termo de compromisso elaborado pela associação em torno de temas como segurança, primeiro emprego e ruas vivas, entre outros. Serão demandas que serão cobradas numa fase posterior à eleição do candidato vencedor do pleito. De acordo com os organizadores, todos os sete candidatos se comprometeram a participar do café da manhã na churrascaria Chimarron.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Resposta

Após se tornar de caráter permanente, por meio do decreto estadual nº 494, o Grupo de Trabalho de Apoio ao Município (GTAM), criado pelo Governo de Minas, se reuniu pela primeira vez esta semana. A proposta do órgão é desenvolver um trabalho intersetorial, otimizando o atendimento às demandas e o relacionamento com as cidades. O grupo se torna uma instância para discutir ações voltadas aos municípios, principalmente em um período em que crescem as críticas de prefeitos e da Associação Mineira de Municípios (AMM), pela queda nos repasses estaduais, comprometendo o bom andamento de diversos programas, especialmente na área da saúde.

 

PUBLICIDADE

Avaliação de cenários

Os cientistas políticos Emerson Sena e Fernando Perlato, ao participarem ontem do debate na CBN, traçaram vários cenários com base no que foi dito pelos candidatos a prefeito, na série de entrevistas que a Tribuna e a CBN inauguraram no dia 1º de setembro e que terminou na última quinta-feira. Os sete postulantes ao comando do município apresentaram suas propostas ao curso do mês reverberando o que já estão dizendo em vários fóruns de discussão. Os dois convidados destacaram que muitas das questões apresentadas são inexerquíveis, destacando, ainda, os pontos que podem ser levados para o eleitor nessa reta final.

 

PUBLICIDADE

Com Eduardo Maia e Christiane Hubner

 

Sair da versão mobile