Parque na pauta
O Parque Tecnológico, cuja construção está na pauta da Universidade Federal de Juiz de Fora, será também tema de conversa do deputado Lafayette Andrada (PSD), hoje, em Brasília, com o ministro de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Com a obra de implantação interrompida desde 2014, o projeto é uma velha aspiração da cidade e da região. Para Lafayette, “é fundamental somar esforços junto ao Governo federal para assegurar projetos importantes para o desenvolvimento que os juiz-foranos anseiam: inovação, empreendedorismo e a consequente geração de emprego e renda”. O parque tem custo de implantação estimado em cerca de R$ 100 milhões, mas a UFJF já tem empenhados R$ 40 milhões, enquanto outros R$ 25 milhões teriam sido acordados no ano passado com o Governo, mas ainda sem garantias de tal repasse. Por conta da crise, a universidade tem tratado o tema com cuidado, para garantir o investimento, e não frustração.
Pela logística
Na sua passagem por Brasília, Lafayette Andrada revelou que vai cuidar também do projeto de instalação da Octagon Solar. Trata-se de uma startup que atua na fabricação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia, especialmente projetos para as condições climáticas brasileira, com tecnologia alemã. A startup já está em fase de implantação e justifica sua opção por Minas por conta do fomento a fontes de energias renováveis, preferencialmente solar, e também por Juiz de Fora, por conta das vantagens logísticas encontradas no município. O porto seco, na cidade, também facilitou o investimento.
Nova data
Ficou para o dia 6 de julho a apresentação da nova Executiva Municipal da Rede Sustentabilidade, prevista para ontem, mas adiada por causa de espaço. Como o evento estava marcado para a Câmara Municipal, e no mesmo dia os servidores faziam assembleia para tratar do fim da greve, os dirigentes da legenda de Marina Silva decidiram fazê-lo em outra data. A Rede, mesmo não tendo candidato a prefeito, está disposta a investir em Juiz de Fora, para ampliar sua participação nos municípios e incrementar seu projeto nacional de eleger a ex-ministra presidente da República em 2018.
Delação premiada
Em sua edição de ontem, o jornal “O Tempo” revelou que o publicitário Marcos Valério, um dos principais envolvidos no mensalão e cumprindo pena na prisão, deve fazer acordo de delação premiada com o Ministério Público de Minas. Envolvido, também, no mensalão mineiro, estaria disposto a divulgar um esquema de contratação de empréstimo fraudulento no Banco Rural para bancar a compra de imóveis de dois importantes políticos do PSDB de Minas. Segundo o jornal, “Valério guarda a sete chaves documentos originais que comprovariam operações fictícias que teriam bancado vantagens pessoais desses políticos. Além disso, ele teria provas do esquema que, em 1998, desviou verbas públicas para a campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB)”.
