Acesso emperrado
A Concer pediu um prazo de 24 horas para analisar toda a documentação encaminhada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DERR) e pela Secretaria de Estado dos Transportes sobre o acesso, em Dias Tavares, ligando a BR-353 à BR-040. A liberação do trecho tem esbarrado em empecilhos burocráticos. O Governo de Minas tem dito que cumpriu sua parte, enquanto a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) argumentam que a documentação está incompleta. Nessa quarta-feira (25), em Belo Horizonte, o deputado Noraldino Júnior – reunido com o secretário de Obras, Murilo Valadares, e o diretor-geral do DEER, Davidsson Canesso de Oliveira – colocou o gerente de engenharia da Concer, Nelson Lourusso, no viva-voz para resolver a pendência. A concessionária garantiu que os documentos que lhe foram encaminhados são suficientes e se comprometeu a analisá-los até esta quinta-feira (26) com encaminhamento posterior à ANTT.
Autorização
Nesse pacote, duas demandas serão encaminhadas à agência: a aprovação completa do acesso e a autorização para abertura provisória do trecho. O projeto definitivo prevê o alargamento da pista, a fim de garantir a passagem de veículos pesados sem comprometer o fluxo, mas, para isso, ainda faltam recursos. Noraldino Júnior entende que a abertura provisória já ajudará e muito, pois resolve, mesmo provisoriamente, um problema que depende apenas de autorização da ANTT. Está programada, inclusive, uma visita à agência na semana que vem.
Caso João Penido
Os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Câmara marcaram para esta quinta-feira (26), às 14h, reunião com todos os deputados estaduais e federais da região, especialmente os com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, para tratar da situação do Hospital João Penido. Após audiência pública, na última terça-feira, constatou-se que a abertura da urgência e emergência da instituição é fundamental, pois a população está encontrando dificuldade de atendimento, sendo obrigada a se dirigir a unidades de outras regiões da cidade. Os vereadores consideram que só com o respaldo dos parlamentares será possível sensibilizar o Governo estadual.
Opção pelo silêncio
O presidente Michel Temer foi levado ao Hospital do Exército, nessa quarta-feira (25), no final da manhã, mas a confirmação do que estava acontecendo demorou. Presidentes costumam esconder doenças, sobretudo em momentos críticos. Em 1985, Tancredo Neves foi internado na véspera da posse, embora estivesse doente há mais de um ano. Antes mesmo de sua aprovação pelo Colégio Eleitoral, ele já tinha sintomas da infecção que o levou à morte. Vitorioso, escondeu ainda mais a doença por temer recuo dos militares se soubessem da extensão do problema.