Ícone do site Tribuna de Minas

Lula tem pressa em definir seu palanque em Minas, e Josué Gomes é o favorito

Presidente Lula

Presidente Lula pode anunciar somente em outubro nome para a Fazenda em eventual novo Governo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PUBLICIDADE

O nome do empresário Josué Gomes avançou mais uma casa no jogo de xadrez eleitoral que ainda está em curso em Minas. Sem palanque no estado, o presidente Lula se reuniu com lideranças do PT estadual na manhã desta quarta-feira, quando foram traçados vários cenários. Josué ainda precisa resolver pendências em sua empresa, mas tornou-se a opção preferencial do presidente, que o conhece desde os dois primeiros mandatos petistas, quando seu pai, José Alencar, foi o vice-presidente.

O nome do pré-candidato do MDB, Gabriel Azevedo, ainda está na mesa, embora tenha perdido algumas posições. Ele é visto com reservas por parte do PT, mas Josué também não é unanimidade. Por isso, até a próxima quarta-feira (30), data limite para a decisão, as conversas vão se acentuar dentro e fora do partido.

PUBLICIDADE

Lula, que ainda tem outras demandas para resolver — como a liderança no Senado —, agora tem pressa, pois faltam apenas três meses para as eleições, e Minas é estratégico para o resultado. Desde a redemocratização, todos os candidatos que tiveram mais votos em Minas ganharam a eleição. Pode ser mera coincidência, mas os políticos levam isso a sério. Além disso, o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país.

 

Sair da versão mobile