Ícone do site Tribuna de Minas

Partidos vão atrás do eleitor por meio de encontros regionais

coluna painel face1
PUBLICIDADE

O MDB mineiro faz novo Encontro Regional, desta vez em Piumhi, no Sudoeste de Minas, para tratar da mesma questão: o engajamento das bases ao seu, agora, projeto de candidatura própria. Mas há problemas. Os deputados federais, por meio de nota conjunta, querem que os pré-candidatos apresentem possíveis coligações, sob o entendimento de que, sem alianças, a legenda tende a se desidratar cada vez mais. Quem puxa esse movimento é o deputado Fábio Ramalho, conhecido como Fabinho Liderança, que ainda não desistiu da ideia de continuar aliado ao Partido dos Trabalhadores. Ele considera que o PT ainda é o caminho viável a despeito dos desgastes do governador Fernando Pimentel. Ausente na reunião em Montes Claros, o ex-prefeito Bruno Siqueira, pré-candidato ao Senado, confirmou presença.

Plano B

Já o PT lida agora com uma nova especulação que, aliás, não chega a ser inédita: um possível plano B, pelo qual o governador Fernando Pimentel desistiria da reeleição colocando em seu lugar a candidatura a governador da ex-presidente Dilma Rousseff. Inscrita no colégio eleitoral de Minas, ela tem andado pelo estado – veio a Juiz de Fora no dia 15 para apoiar a deputada Margarida Salomão – e se articula para o Senado, mas não bateu o martelo, o que reforça a especulação. O governador vive um momento de grande desgaste que o tem levado, inclusive, a evitar eventos públicos, como o congresso da AMM, no qual foi o único ausente.

Acompanhamento

Além de apresentar sua nova página na internet, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) criou uma nova ferramenta de monitoramento. Trata-se do e-TCE, que possibilita o acompanhamento processual de forma totalmente eletrônica. De acordo com o diretor de Gestão Estratégica e Inovação, Alexandre Lima, a principal vantagem do sistema é possibilitar que atos referentes aos processos de prestação de contas dos prefeitos, de 2017 em diante, possam ser realizados on-line de forma gratuita, gerando “economia para os nossos jurisdicionados”, destacou.

PUBLICIDADE

Pré-candidato

O Partido Novo também terá candidato a deputado com domicílio eleitoral em Juiz de Fora. O engenheiro Alessandro Backx está postulando uma vaga na Câmara Federal. Como os demais, ele não faz promessa. Em seu cartão de apresentação estão destacados os valores do partido como liberdade com responsabilidade, o indivíduo como agente de mudanças e livre mercado, entre outros.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile