Deu na coluna Radar, da revista Veja: A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que regulamenta a profissão de taxista. Além da inscrição do motorista na Previdência, a proposta exige dos taxistas curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. O projeto também obriga o taxista a atender aos clientes ‘com presteza e polidez, trajar-se adequadamente e manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene’. A proposta, que ainda será apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados, estabelece ainda o enquadramento da profissão na legislação trabalhista. Com isso, os profissionais teriam um piso salarial. Mas o caminho é longo. Uma das primeiras ações da comissão é avaliar a constitucionalidade do texto, e foi isso que fizeram os deputados. Só depois disso é que ele passará por comissões especiais para avaliação da sua viabilidade. O plenário, onde tudo pode acontecer, é a última etapa antes da sanção.
COM TODOS OS DIREITOS
Articulações
Passado o feriadão, os partidos colocam a eleição de 2012 em sua agenda. O PSDB, como anunciou o senador Aécio Neves, fará esta semana as primeiras reuniões para tratar da coligação proporcional com o DEM, mas ele evita falar em fusão, apesar das dificuldades dos Democratas após a dissidência que caminhou para o PSD. Aécio fala apenas na formação de chapa e sobre quem será candidato. Em Juiz de Fora, pelas regras, a cabeça ficará com o PSDB, fato, aliás, já garantido pelo presidente do DEM na cidade, Romilton Faria.
Bullying
Já está em comissões o projeto do vereador peemedebista José Sóter Figueirôa de combate ao bullying nas escolas de ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal, extensivo às instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada, com ou sem fins lucrativos. O texto considera bullying qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo.
Menores
O projeto do vereador estabelece ainda que as instituições enquadradas na Lei manterão histórico próprio das ocorrências devidamente atualizado. Ele lembra ainda que na regulamentação da Lei serão estabelecidas ações a serem desenvolvidas para coibir a prática. A discussão, no entanto, entra em outras instâncias. O Ministério Público vai apresentar projeto para criminalizar o bullying. A dificuldade, revelada pelo noticiário Bom Dia Brasil, seria o fato de a prática, em boa parte das vezes, envolver menores.
Sogra também
A Câmara dos Dirigentes Lojistas, para monitorar o interesse do consumidor e estabelecer estratégias de venda, fez uma pesquisa para saber a preferência de compras. Entre os 60% de entrevistados que já decidiram ir às compras, 56% irão presentear as mães, mas 30% disseram que vão comprar presentes para mais de uma pessoa. Neste caso, 12,5% optaram pela esposa, companheira ou namorada; 4,9%, pela avó; e 8,2% vão dar presentes para a sogra, mas estes serão mais baratos.
