Ícone do site Tribuna de Minas

Convenções marcadas

PUBLICIDADE

Resolução baixada pelo presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, confirmou para o dia 9 de dezembro – como o Painel antecipou ontem – a data de sua convenção nacional, mas surpreendeu os diretórios estaduais e municipais ao definir que eles também terão que fazer eventos semelhantes, embora tivessem, em maio deste ano, seu mandato prorrogado até maio de 2018. A resolução 009/2017 estabelece que a convenção estadual está marcada para o dia 11 de novembro. Nos municípios há datas de acordo com a população. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, os diretórios poderão fazer sua eleição no período de 6 a 15 de outubro.

Melhor data

O presidente do diretório municipal do PSDB, Antonio Almas, ainda não discutiu a medida com os demais membros da Executiva, mas, como ganhar tempo é uma estratégia partidária, o dia 15 é a data mais provável. Também é praticamente certo que não haverá mudança nos quadros, uma vez que a nova direção está há apenas cinco meses no cargo. Se houver troca de nomes será um episódio apenas pontual para afinar a sintonia.

De olho

A reforma política é tema de interesse direto dos vereadores, embora sua aplicação inicial esteja prevista para 2018. Como o texto definitivo ainda depende de mais uma reunião na Câmara Federal e duas no Senado, não se sabe ao certo qual o texto irá prevalecer. Em princípio, as mesmas regras para a eleição do ano que vem devem valer para a disputa municipal de 2020. E é aí que reside o problema. Seja misto ou integral, o distritão preocupa principalmente os vereadores que só se elegeram no ano passado por conta do quociente eleitoral.

PUBLICIDADE

Necessidade especial

Em audiência pública, nesta quarta-feira, a Câmara irá discutir a situação das pessoas com necessidades especiais em Juiz de Fora e adequação e acessibilidade no município. Mas, antes mesmo deste evento, os vereadores fizeram uma avaliação preliminar por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Seus titulares, João Coteca (PR), Vagner de Oliveira (PSC) e Adriano Miranda (PHS), trataram de questões preliminares, mas já estão convencidos da necessidade de uma semana com programação diversificada para discutir o tema com a sociedade. Para tanto, a meta é programar blitze educativas, entrega de material educativo e palestras. A data, porém, ainda não foi marcada.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile