Os municípios têm até o dia 15 de agosto para realizar no âmbito local suas conferências da juventude, cujo tema, este ano, é: “Construindo a Minas das juventudes gerais”. Só com o fórum local é que eles asseguram participação no encontro estadual, ainda este ano, em Belo Horizonte. Os delegados são eleitos nas conferências municipais. São mecanismos de participação popular em debates e avaliações que interferem diretamente no rumo das políticas públicas para este segmento. O Estado reconhece a sociedade civil como principal ator do processo.
