Outra demanda apresentada pelo secretário foi a criação de uma força-tarefa para revitalização do sistema prisional. A primeira reunião serviu para agilizar providências que envolvam orçamento, fluxo financeiro, projetos de engenharia e articulação com outras instituições, entre outros temas estratégicos. Bernardo Santana esclareceu que a força-tarefa terá três estágios de ações: diálogo com o Judiciário, para obter a desinterdição de algumas unidades prisionais importantes para o equilíbrio do sistema; retomada das construções de presídios – paralisadas no ano passado – e reforma de carceragens desativadas no interior.
