Ícone do site Tribuna de Minas

Candidatos da capital disputam apoio de Lula e de Bolsonaro

Painel
PUBLICIDADE

Embora muitos nomes ainda estejam no campo das especulações, a sucessão em Belo Horizonte vai ganhando forma com as articulações dos candidatos da capital. O prefeito Fuad Noman, que deve disputar a reeleição – ele assumiu a vaga de Alexandre Kalil em 2022 -, está na agenda do PSDB, que pode tê-lo como candidato. É a soma de dois interesses: o partido, por ter um candidato forte com a máquina na mão, e de Fuad, hoje sem partido, próximo dos tucanos, tendo sido secretário de estado nas gestões de Aécio Neves. Seus principais adversários são o deputado Bruno Engler (PL), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o deputado Rogério Correia, que deve disputar a indicação do PT com a prefeita de Contagem, Marília Campos. Quem vencer deve receber o apoio do presidente Lula.

Zema deve ficar fora do palanque de Engler no primeiro turno

O governador Romeu Zema vive o dilema da candidatura própria ou o apoio a Engler, mas é provável que no primeiro turno dê respaldo à secretária Luiza Barreto, nome por ele lançado para disputar pelo Novo. O que se diz em Belo Horizonte é que Zema já avisou a Engler para não contar com ele em seu palanque. Caso antigo, pois o deputado teria, em outra ocasião, se recusado a apoiar a agenda do governador.

Polarização chega às eleições municipais

A polarização eleitoral deve trazer Lula e Bolsonaro a Minas, mas o presidente não deve ficar restrito a Belo Horizonte. Ele, como disse a prefeita Margarida Salomão, lhe disse pessoalmente que virá a Juiz de Fora antes das eleições. O Lula conhece o cenário eleitoral da cidade, que assegurou – com a diferença que aqui obteve – a vitória no Estado em 2022. A direita de Juiz de Fora, que pode trazer Bolsonaro, ainda não definiu oficialmente seu candidato.

PUBLICIDADE

Republicanos define data e local de filiação de Isauro

O Republicanos, que em Belo Horizonte deve indicar o deputado Mauro Tramonte como seu candidato a prefeito, já está distribuindo o convite para a filiação do ex-deputado Isauro Calais, prevista para o dia 3 de fevereiro. O evento vai ocorrer num sábado, às 10h, no Ritz Plaza Hotel.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile